Instituto Patrícia Galvão apoiará reportagens inovadoras sobre direitos, aborto e saúde

09 de março, 2018


 

O edital financiará cinco propostas de reportagens investigativas com ângulos ainda pouco explorados sobre a problemática do aborto no Brasil, oferecendo a jornalistas oportunidades para investigar, pesquisar a fundo, apurar dados, consultar especialistas e desenvolver conteúdos instigantes e de interesse público sobre o tema.

Dirigido a jornalistas profissionais com todos os níveis de experiência, o edital Jornalismo Investigativo em Direitos Humanos, Aborto e Saúde Pública conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Global Health Strategies Brasil.

O objetivo do edital é estimular a realização de reportagens investigativas sobre questões e histórias pouco exploradas pela imprensa e que contribuam para o aprofundamento do debate público sobre a problemática do aborto no país a partir de uma perspectiva de direitos humanos e saúde pública.

Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, reforça a importância da mídia em garantir acesso à informação sobre temas complexos como o do aborto. “A mídia desempenha um papel crucial na percepção que a sociedade tem sobre o aborto, e este edital busca incentivar reportagens baseadas em evidências e histórias que nos ajudem a olhar para este tema com a seriedade que ele requer”, afirma.

Serão selecionadas cinco propostas que foquem em um ou mais dos seguintes temas/questões: 1) Impactos do aborto clandestino na vida das mulheres; 2) Perversidades na rota clandestina do aborto; 3) Obstáculos nos serviços de saúde para o acesso ao aborto garantido por lei; 4) O papel dos profissionais de saúde; 5) Aborto: uma pauta permanente no Congresso; e 6) Desafios para ampliação do aborto seguro no Brasil. Acesse o edital completo para mais detalhes.

Cada uma das cinco propostas selecionadas contará com apoio financeiro de até R$ 10.000,00 e deverá ser desenvolvida e veiculada no prazo de até quatro meses a partir da data de recebimento do financiamento.

Prazo para envio da proposta: até 2 de maio de 2018.

As propostas devem ser enviadas neste formulário.

Para onde enviar a proposta: [email protected]

Divulgação do resultado: a partir de 21 de maio de 2018.

Saiba mais consultando aqui o edital.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas