Debate “Desafios da Comunicação Pública no Brasil” – São Paulo/SP, 17/05

17/05/2017 - 14:29 -
Print Friendly, PDF & Email
Email this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

O conservadorismo avança e a democracia está cada vez mais ameaçada. E sabemos que não pode existir democracia real sem a efetiva democratização dos meios de comunicação.

Em se tratando de um país no qual metade da população não tem acesso à internet, como é no Brasil, garantir o direito de todas e todos a uma informação não manipulada por interesses político-econômicos é mais importante ainda. E alternativas existem.

Uma das principais ferramentas na consolidação da pluralidade de vozes nas mídias brasileiras é a comunicação pública, que vem sendo sistematicamente atacada neste último período de ruptura democrática no país.

O governo federal de Michel Temer, em menos de um ano de existência, acabou com o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que garantia participação da sociedade civil na construção das diretrizes do conteúdo veiculado pela empresa que concentra as principais iniciativas de comunicação pública no Brasil. Interviu diretamente no mandato do presidente da EBC, destituindo o então presidente Ricardo Melo para colocar em seu lugar Laerte Rímoli, nome alinhado ao governo. A perseguição aos jornalistas que ousam divergir da linha editorial imposta pelo governo só cresce.

O desmonte da EBC e das experiências de comunicação pública no Brasil caminha a passos largos. Para discutir isso, o CA Lupe Cotrim – CALCorganiza, em parceira com o FNDC Democratização da Comunicação, um debate no próximo dia 17 de abril (quarta-feira), a partir das 18h no Auditório Freitas Nobre, no CJE.

Debatedores:

– Rita Freire, ex-presidenta do Conselho Curador da EBC

– Laurindo Leal Filho, o Lalo, jornalista, professor da ECA-USP e apresentador na TV Brasil

– Ana Claudia Mielke, pesquisadora e integrante do Coletivo Intervozes

– Eliane Gonçalves, jornalista da EBC e ex-representante dos trabalhadores da empresas no Conselho Curador, mestre em Direitos Humanos e outras legitimidades pelo Diversitas/USP

– Camilo Vannuchi (mediador), pesquisador na ECA-USP sobre a comunicação como direito humano e as diretrizes para um marco regulatório dos meios no Brasil

Onde: Auditório Freitas Nobre, no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP

Quando: 17 de maio, às 18h

O debate é uma das etapas preparatórias em São Paulo para o 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que acontecerá em Brasília entre os dias 26 e 28 de maio e reúne diversas entidades que discutem e se organizam em defesa do direito à comunicação no país.