Cesáreas passam de 90% em metade das operadoras de saúde

19 de janeiro, 2015

(Folha de S. Paulo, 19/01/2015) Dados da agência reguladora de planos mostram que 92 empresas não fizeram nenhum parto normal em 2013. Levantamento da ANS, feito a pedido da Folha, considera 826 empresas do país que atendem gestantes

Metade das 826 empresas de planos de saúde no país que fazem atendimento a gestantes tem percentuais de cesáreas acima de 90%.

Leia mais:
Iniciativas de instituições privadas são referência no estímulo ao parto normal (Agência Brasil, 18/01/2015)
Mulheres recorrem à rede pública para ter parto normal (Agência Brasil, 18/01/2015)
Medo de sentir dor e falta de esclarecimentos motivam cesáreas, aponta pesquisa (Folha de S. Paulo, 16/01/2015)
Obstetra explica por que a França tem baixo índice de cesáreas (Folha de S. Paulo, 16/01/2015)

Os dados são de um balanço da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), feito a pedido da Folha, que mostra o índice de partos cirúrgicos de cada operadora.

Dessa parcela, 92 não tiveram nenhum parto normal em 2013, data dos últimos dados consolidados. Na outra ponta, apenas 15 (1,8%) têm uma taxa de cesarianas inferior a 45% –portanto, dentro de uma meta utilizada pela ANS para calcular o índice de desempenho dos planos.

Entre as dez maiores operadoras de planos de saúde, o percentual de cesáreas varia de 64,7%, caso da Bradesco Saúde, a 97,3%, índice da SulAmérica.

A divulgação da taxa de cesáreas por operadora é uma das medidas previstas pelo governo federal para tentar diminuir o índice de partos cirúrgicos na rede privada.

Pelas normas anunciadas no início deste mês, a partir de julho as empresas de saúde serão obrigadas a divulgar essas taxas aos consumidores que as solicitarem, sob pena de multa de R$ 25 mil.

Regra semelhante valerá para a rede credenciada, como hospitais e obstetras.

Para a diretora-presidente interina da ANS, Martha Oliveira, os dados revelam um “problema generalizado” em toda a rede privada.

“Isso reflete como se organizou a prestação de serviço no país. Não tem nenhum outro que seja assim”, afirma.

Em 2013, o índice de cesáreas nos planos de saúde foi de 84,5% –dez anos antes, em 2004, eram 79%.

A Organização Mundial da Saúde, porém, recomenda um índice de 15%, calculado a partir da frequência esperada de situações em que a cesariana é o procedimento mais recomendado para salvar a vida da mãe e do bebê.

Para Ana Lucia Keunecke, diretora jurídica da Artemis, que representa direitos das gestantes, a divulgação dos percentuais de cesáreas pode levar as operadoras a reorganizar o sistema.

“Isso mostra a tendência em investir em profissionais com melhores práticas.”

LIMITES

Procuradas, associações que reúnem diferentes categorias de operadoras de planos de saúde –FenaSaúde, Abramge e Unidas –dizem apoiar medidas para incentivo ao parto normal.

Porém, pedem cautela na avaliação dos dados e afirmam que os índices “não dependem só das operadoras”.

“A questão é: quem escolhe a modalidade de parto?”, indaga José Cechin, diretor-executivo da FenaSaúde. “A escolha nunca é da operadora, é do médico e da parturiente”, afirma.

“Muitas mulheres têm preferido o parto cesariano porque têm horário definido e a questão de não sentir a dor”, diz Carlos Abbatepaolo, diretor-executivo da Abramge.

Natália Cancian

Acesse o PDF: Cesáreas passam de 90% em metade das operadoras de saúde (Folha de S. Paulo, 19/01/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas