30/03/2011 – Governo não distribui preservativo feminino há 1 ano

31 de março, 2011

( Portal Terra/Agência de Notícias da Aids) Há um ano, o Ministério da Saúde não entrega camisinhas femininas aos estados e municípios. De acordo com reportagem de Chico Siqueira, de Araçatuba, “a suspensão ocorreu porque os preços dos preservativos subiram e o governo não encontrou fornecedores com preços acessíveis, passando praticamente todo o ano de 2010 negociando novas formas de compras”.  

“Não queremos desculpas, e sim soluções”
Para a ativista Nair Brito, do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas – Núcleo São Paulo, “se não podemos comprar com um fornecedor, então vamos comprar com outros e se o preço for muito alto, vamos negociar”.

Nair Brito ressaltou que a falta de camisinha feminina dificulta ainda mais a discussão sobre o sexo seguro. “Quando o homem não quer usar a camisinha, a mulher pode sugerir que ela use, mas sem camisinha feminina fica impossível.”

Jenice Pizão, do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas, de Campinas, reforçou que há muito tempo as mulheres reclamam da dificuldade do acesso ao preservativo feminino. “Os governantes precisam entender que estão lá para resolver os problemas. Nós que estamos na ponta queremos a garantia do material”. 

Em 2008, foram entregues 3 milhões de unidades no Brasil e em 2009, 2 milhões; em 2010, apenas 379 mil unidades, segundo dados do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, responsável pela entrega dos preservativos. 

Dirceu Bartolomeu Grecco, diretor do departamento de Aids, afirmou, segundo o site Terra, que a suspensão ocorreu porque a fábrica indiana fornecedora do Brasil fechou e a única fabricante existente hoje no mundo, a Female Health, com industrias na Inglaterra e Estados Unidos, reajustou o preço do produto, que subiu de R$ 0,40 para R$ 1,80 a unidade.

A assessoria de imprensa do departamento de Aids informou que as informações estão equivocadas, mas ainda não se pronunciou para explicar o problema.

Leia essas matérias:
Ativistas criticam governo pelo desabastecimento de camisinhas femininas (Agência de Notícias da Aids – 31/03/2011)
Governo não distribui preservativo feminino a Estados há 1 ano (Portal Terra – 30/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas