Feira que discute soluções para zika é aberta nesta terça-feira em Salvador

08 de agosto, 2017

Evento é o primeiro do gênero no país, com a expectativa de reunir 800 participantes por dia.

(G1, 08/08/2017 – acesse no site de origem)

A Feira de Soluções para a Saúde e do Seminário Internacional da Unicef: Zika e Infância foi aberta nesta terça-feira (8) e vai até a quinta-feira (10), no Senai-Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, no bairro de Piatã, em Salvador.

O evento apresentará produtos, serviços e ações voltados para o combate, prevenção, diagnóstico e tratamento da Zika, Dengue e Chikungunya. Confira a programação aqui.

De acordo com o governo estadual, a Bahia foi escolhida para ser sede do evento por concentrar experiências exitosas sobre o tema, a exemplo dos testes rápidos para diagnóstico das três doenças, que são produzidos e distribuídos pelo laboratório público, a Bahiafarma, para todo o Brasil, permitindo assim, o diagnóstico em até 20 minutos.

Este é o primeiro evento do gênero no país, com a expectativa de reunir 800 participantes por dia, atraindo pesquisadores nacionais e internacionais, laboratórios, representantes de organizações sociais, além de gestores governamentais e sociedade civil.

Dentre as iniciativas, serão apresentadas as experiências do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), principal centro de reabilitação do estado para reabilitação de crianças com microcefalia, que atende 90 pacientes.

A ONG Abraço a Microcefalia também apresentará a experiência de reunir mães que têm filhos com microcefalia. Além disso, haverá exibição de vídeos 360°, como na demonstração do ciclo de vida do mosquito com o auxílio de microscópios, e vídeos educativos, em uma estrutura de minicinema.

Também estarão presentes representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Organização das Nações Unidas (ONU).

A feira é fruto da parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), por meio do Senai-Cimatec. Os interessados em compartilhar projetos, participar dos debates e conhecer as experiências exitosas devem se cadastrar no site da feira.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas