Gestantes do bolsa família têm direito a repelente grátis em Foz do Iguaçu

28 de julho, 2017

Dos quatro mil repelentes recebidos apenas 150 foram entregues.

(Portal da Cidade, 28/07/2017 – acesse no site de origem)

A secretaria da saúde de Foz do Iguaçu alerta as gestantes assistidas pelo programa bolsa família para irem até as farmácias das Unidades Básicas de Saúde e retirar o kit com dois repelentes. De abril a julho deste ano quatro mil frascos foram recebidos e distribuídos nas farmácias, destes, apenas 150 foram retirados pelas grávidas.

Desde abril, o governo federal envia aos municípios repelentes específicos para gestantes, como forma de tentar conter o avanço da microcefalia provocada pelo zika vírus. A distribuição de repelentes para gestantes beneficiárias do Bolsa Família é considerada importante sobretudo em razão do perfil das mães de bebês com síndrome congênita de zika.

A coordenadora do programa bolsa família na secretaria municipal da saúde, Adriana Maia, destaca que as grávidas podem retirar os kits em qualquer farmácia das unidades de saúde, basta ir com a carteira de pré-natal e o cartão bolsa família. “A gestante que não retirou nenhum desde abril, vai retirar os retroativos. O repelente é especial para grávidas, tem duração de 10 horas, é muito importante que elas os usem para prevenir contra as doenças transmitiras pelo mosquito aedes aegypti”, esclarece.

Devido à baixa procura, a secretaria da saúde enviou ontem (26) ao governo federal um pedido de suspensão temporária da entrega. “Nós precisamos entregar esses lotes recebidos para liberar o espaço e armazenar mais. Cada semestre são aproximadamente 430 grávidas assistidas pelo programa, nós recebemos o número de repelente necessário para atendê-las, elas precisam retirar os retroativos para o município receber mais”, frisa.

Em 2015 e 2016, foram notificados 10,2 mil casos de crianças nascidas com alterações no crescimento e desenvolvimento relacionadas à infecção do zika vírus no Brasil, sendo 2,2 mil confirmados. Neste período, foram concedidos 1,9 mil Benefícios de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com microcefalia.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas