OMS alerta que mundo deve se preparar para combater zika a longo prazo

02 de fevereiro, 2017

Diretora-geral da agência da ONU afirmou que houve progresso na busca de uma vacina; entre maio de 2015 e dezembro de 2016 foram registrados 707 mil casos da doença.

(Rádio ONU, 02/02/2017 – acesse no site de origem)

Um ano depois da declaração de Emergência de Saúde Pública por causa do vírus da zika, a Organização Mundial da Saúde, OMS, disse que um bom progresso foi alcançado no desenvolvimento de uma vacina.

O especialista em zika da OMS, Ian Clarke, disse que os técnicos da agência da ONU trabalharam com mais de 40 medicamentos experimentais candidatos a vacinas. Os testes devem continuar por mais três ou quatro anos até que o produto final esteja pronto.

Longa jornada

A OMS registrou 707 mil casos de zika de maio de 2015 a dezembro de 2016.

Em novembro, a agência suspendeu a situação de emergência de saúde pública. Mas mesmo assim, a diretora-geral da organização, Margaret Chan, afirmou na quarta-feira que o mundo deve se preparar para uma longa jornada no combate ao vírus.

Ela lembrou que no início do ano passado todos começaram a ver imagens de bebês com microcefalia, no Brasil.

Depois de uma pesquisa mais detalhada, os cientistas descobriram que o vírus da zika era a causa do problema, como também da síndrome Guillain Barré, que causa paralisia.

O virus da zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. As pessoas infectadas têm sintomas que podem incluir febre, rachaduras na pele, conjuntivite, mal-estar e dores musculares e de cabeça.

Edgard Júnior 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas