Atletas transgêneros têm de ser incluídos no esporte, diz Federação Internacional de Vôlei

24 de janeiro, 2018

Para comissão médica a participação de transgêneros é fundamental, mas eles devem ser liberados pelas federações nacionais.

(HuffPost Brasil, 24/01/2018 – acesse no site de origem)

O caso da jogadora de vôlei transexual, Tiffany Abreu, 34 anos, tem causado mal estar na Superliga Feminina e dividido opiniões entre especialistas. Na tarde desta quarta-feira (24), após uma reunião em Lausanne, na Suíça, integrantes da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) ratificaram o posicionamento da organização, favorável ‘à manutenção de atletas transexuais no esporte.

Além de reforçar sua posição, a FIVB manteve as condições vigentes estabelecidas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em 2015, se comprometeu a “estudar melhor a questão” e ainda ratificou que a participação de transgêneros ou não nos times é responsabilidade das federações locais.

“Hoje fizemos avanços significativos em uma série de questões médicas que podem mudar a imagem do vôlei como a conhecemos”, afirma Annie Peytavin, que chefiou a reunião a comissão médica da FIVB, em nota divulgada à imprensa. “Um caso específico que foi tratado diz respeito a questão do atleta transgênero”, continua.

Em nota, ela ainda afirma que “a comissão médica da FIVB está empenhada em estudar mais esta questão” com o objetivo de “garantir que qualquer decisão tomada pela FIVB seja baseada nos dados e conhecimentos mais recentes nesta área”.

A nota ainda ressalta que “o objetivo é assegurar tanto em competições de quadra como de praia que se respeite a escolha individual de uma pessoa, ao mesmo tempo que assegure condições equitativas no campo de jogo. Para competições nacionais de clubes, a participação dos transgêneros é exclusivamente de responsabilidade das federações nacionais”.

A regra vigente

De acordo com regras do COI, homens trans podem participar de competições masculinas sem restrições. Já mulheres trans precisam preencher quatro condições para disputar competições femininas:

– Declarar ser do gênero feminino (reconhecimento civil que não pode mudar por no mínimo quatro anos para efeitos esportivos)

– Ter nível de testosterona menos que 10 nanomol/l nos 12 meses anteriores ao primeiro jogo

– Manter o nível de testosterona menor que 10 nanomol/l durante o período elegível para competir

– Ser submetidas a testes frequentes para monitorar o nível testosterona.

De acordo com o jornal O Globo, Tifanny costuma apresentar 0,2 nanomol/l de testosterona em seus exames, cumprindo os requisitos do COI.

O brasileiro Luis Fernando Lima, secretário-geral da FIVB, também em comunicado, reconheceu que a questão de atletas transexuais em esportes de alto rendimento é complexa e sensível.

“Precisamos estar atentos à igualdade dentro das categorias de gênero e fazer isso com a ajuda de especialistas. A FIVB trabalhará em estreita colaboração com o COI e a ASOIF (Associação das Federações Internacionais de esportes olímpicos de verão) para estarmos alinhados diante de um assunto tão sensível”.

Ainda segundo a nota, a FIVB não tem uma previsão para que alterações na norma que libera participação de atletas transexuais seja modificada.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas