Corte de Uganda anula lei contra homossexuais

02 de agosto, 2014

(Folha de S. Paulo, 02/08/2014) O Tribunal Constitucional de Uganda anulou nesta sexta feira (1°) uma controversa lei contra os homossexuais promulgada em fevereiro. A justificativa foi a de que não foi alcançado o quórum exigido pela Constituição durante sua votação em dezembro passado no Parlamento.

“A lei é nula e sem valor”, declarou o presidente do tribunal. A norma provocou a indignação da comunidade internacional, já que previa a repressão da “promoção da homossexualidade” e a obrigação de denunciar gays.

Vários países doadores suspenderam ajudas ao governo ugandês em represália à legislação.

O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, assinou a lei em fevereiro, quando recebeu um relatório encomendado a um grupo de especialistas para determinar se o homossexualidade era uma doença genética. O grupo concluiu se tratar de uma conduta social “anormal” e, por isso, “corrigível”.

Ativistas gays comemoraram a decisão. “Julgamento final: hoje não sou mais criminosa”, declarou Jacqueline Kasha, ícone da causa homossexual em Uganda.

No entanto, a legislação anterior segue em vigor –o artigo 145 do Código Penal pune com prisão perpétua as “relações carnais contra a natureza”.

O pastor Martin Ssempa, crítico da homossexualidade, acusou os EUA de “insuflar a sodomia em nosso país”, em referência às sanções adotadas por Washington contra Uganda por essa lei. Ssempa afirmou que recorrerá ao Tribunal Supremo de Uganda.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas