Homenagem marca nesta 5ª feira (28) o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

27 de agosto, 2014

(SDH, 27/08/2014) Uma homenagem à cantora e ativista Vange Leonel, nesta quinta-feira (28), às 16 horas, marcará o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. As ministras Ideli Salvatti (Direitos Humanos) e Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres) entregarão flores à mãe e à companheira de Vange, falecida em julho. Em seguida os participantes serão convidados a assistir ao filme Flores Raras, na Caixa Cultural.

O ato é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica – O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi instituído a partir do Seminário Nacional de Lésbicas, ocorrido em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro, por iniciativa do Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ).

Como um dos resultados, a letra L (de “lésbicas”) passou a compor a sigla que designa o conjunto de orientações sexuais, a agora consagrada LGBT.  Essa inclusão consolidou um dos primeiros compromissos do movimento homossexual para com a pauta das lésbicas.

O Relatório Sobre Violência Homofóbica-Lesbofóbica no Brasil, de 2012, mostra que 37,59% das vítimas que se declararam homossexuais são lésbicas. A violência lesbofóbica, muitas vezes, é invisível e estas mulheres, em sua maior parte, são vítimas de um machismo extremado, manifestado em violências das mais diversas (simbólica, moral, física, institucional, entre outras).

Vange Leonel – A escritora, cantora, compositora, ativista feminista e lésbica Vange Leonel, nascida em São Paulo em 4 de maio de 1963, destacou-se por sua determinação e energia na defesa da liberdade, da igualdade de direitos e da diversidade sexual.  Faleceu aos 51 anos no último dia 14 de julho.

Com passado de ativismo com grupos GLS e feministas já nos anos 1980, Vange Leonel assumiu publicamente sua homossexualidade em 1995.

Acesse no site de origem: Homenagem marca nesta 5ª feira (28) o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (SDH, 27/08/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas