2º ENDC: encontros preparatórios agendados para março

23 de fevereiro, 2015

(FNDC, 23/02/2015) Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e a região Nordeste realizarão seus encontros no mês de março. O II ENDC acontecerá entre os dias 10 e 12 de abril

Três estados e o Distrito Federal já definiram datas e formato dos eventos preparatórios ao 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC): Rio de Janeiro, Paraná e Pernambuco. Os encontros serão realizados em março e deverão reunir militantes pela democratização da comunicação, jornalistas, estudantes e pesquisadores.

As discussões acontecem numa conjuntura de embates cada vez mais profundos entre os defensores do aprofundamento da democracia brasileira e os porta-vozes dos grandes oligopólios e monopólios midiáticos. O principal objetivo dos eventos é mobilizar a sociedade para ampliar a discussão sobre a democratização da comunicação, totalmente deturpada pelos grandes grupos empresariais de mídia, políticos e grupos conservadores.

O I Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação (I ENeDC) – Somando vozes pela liberdade de expressão! é organizado de forma coletiva pelo Centro de Cultura Luiz Freire, Fórum Pernambucano de Comunicação/FNDC-PE e diversas entidades parceiras por todo o Nordeste. Será realizado na Universidade Católica de Pernambuco, em Recife, de 12 a 14 de março.

O Encontro Paranaense pelo Direito à Comunicação (EPDC), organizado pela Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR), acontecerá em Curitiba, no dia 14 de março. O local ainda não foi definido, mas as inscrições estão abertas. De acordo com os organizadores, o evento é o carro-chefe das estratégias que a Frentex-PR planeja para 2015 e seu principal intuito é mobilizar militantes de todo o estado em torno da bandeira e pautar a democratização da comunicação junto aos demais movimentos.

O encontro tem como tônica a desconstrução da retórica da censura usada pelas grandes corporações da mídia para turvar o debate sobre a regulação e a compreensão sobre o atual cenário político agravado pelo vazio regulatório ou pelo conjunto de leis caducas que orientam a comunicação no Brasil.

A programação do encontro contará com uma primeira mesa pela manhã, responsável pela exposição sobre a conjuntura nacional e estadual sobre a luta pela democratização da mída. Durante a tarde estão planejados grupos de discussão sobre temas diversos, como mídia pública, marco civil da internet, cultura, mídia e violação de direitos humanos, comunicação popular e comunitária, entre outros. A programação completa será divulgada em breve pelas mídias da Frentex-PR.

As entidades organizadoras do 1º Encontro Candango pelo Direito à Comunicação (ECaDC), no DF, e do encontro do Rio de Janeiro, ainda não definiram as programações. O 1º ECaDC será realizado no Sindicato dos Jornalistas do DF (SJPDF), das 9h30 às 18h, com participação livre (sem inscrição prévia). No RJ, as inscrições deverão ser abertas em breve.

Encontro Nacional

O 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC) está marcado para os dias 10, 11 e 12 de abril, em Belo Horizonte (MG). O evento reunirá militantes de movimentos sociais, sindicais, estudantes, ativistas e cidadãxs interessadxs no direito à comunicação. A data e o local escolhidos colocam o encontro no calendário de eventos da Semana Estadual pela Liberdade de Expressão, pela Democratização dos Meios de Comunicação e pelo Direito à Informação, instituída pela Lei Estadual 20.818/13. O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entidade organizadora do evento, divulgará as inscrições nos próximos dias.

Serviço

I Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação (ENeDC)

Data: 12 a 14 de março de 2015

Local: Universidade Católica de Pernambuco (Recife-PE) Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1ka9NG1tpVcNf7TWTZqf8e6t-O_M5OUtzSxlsMCQgvsE/viewform?edit_requested=true

Dúvidas e informações: [email protected]www.facebook.com/encontroNe

Encontro Paranaense pelo Direito à Comunicação (EPDC)

Data: 14 de março de 2015

Horário: 9h às 17h30

Local: a ser definido (Curitiba-PR)

Inscrições: http://migre.me/oJs1G

Acompanhe as atualizações do EPDC em frentexpr.redelivre.org.br ou pela página www.facebook.com/FrentexPR

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas