Empresa Brasil de Comunicação lança a “Cartilha de Participação da Sociedade”

30 de julho, 2015

(EBC, 30/07/2015) A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) acaba de disponibilizar a Cartilha de Participação da Sociedade na EBC, acessível pelo endereço eletrônico ebc.com.br/participacao. O documento resume em uma página da internet todas as portas de entrada que o cidadão e organizações da sociedade civil dispõem para se relacionar com a Empresa e seus veículos de comunicação. Em cada tópico o usuário encontra uma breve explicação e todos os caminhos pelos quais ele pode entrar em contato para tratar sobre a área de interesse de sua preferência.

Em uma interface inteligente e interativa, os conteúdos da página estão divididos de acordo com públicos específicos, sejam eles cidadãos, produtores e distribuidores de conteúdo, veículos de imprensa ou organizações que têm interesse de fazer negócio com a EBC. O cidadão comum tem acesso às informações básicas sobre como sugerir pautas para os veículos, direcionar reclamações para a Ouvidoria, entrar em contato com o Conselho Curador ou solicitar informações institucionais, seguindo o que determina a Lei de Acesso a Informação (Lai).

Nos tópicos destinados às organizações, são explicados os caminhos possíveis para que uma produtora independente de conteúdos, por exemplo, possa apresentar seus projetos aos veículos da EBC. Por outro lado, estão relacionados os canais que outros veículos de comunicação podem recorrer para reproduzir os conteúdos produzidos pela Empresa ou mesmo, no caso de veículos públicos, solicitar a participação na Rede Nacional de Comunicação Pública.

A produção do material partiu de uma sugestão de representantes da sociedade no Conselho Curador da Empresa para sintetizar, em um único lugar, todas as possibilidades de acesso dos cidadãos e sociedade civil. “Esperamos que a cartilha traga não só mais informações para que o público possa intervir em nossa estrutura e programação, mas que gere, de fato, a ampliação da participação na EBC”, afirma a presidente do Conselho Curador, Ana Luísa Fleck. Segundo ela, “a cartilha demonstra, por si só, a importância da participação da sociedade em uma empresa pública de comunicação”.

Desse modo, a EBC reafirma seu caráter público, abrindo os caminhos para a construção coletiva de uma comunicação mais justa e socialmente inclusiva. Em uma segunda etapa, será produzida uma versão impressa da cartilha para ser distribuída em eventos nos quais a Empresa esteja presente.

Acesse no site de origem: Empresa Brasil de Comunicação lança a “Cartilha de Participação da Sociedade” (EBC, 30/07/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas