Seriado ‘Sexo e as Negas’ é investigado após denúncias de racismo

11 de setembro, 2014

(Folha de S. Paulo, 11/09/2014) A Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) da Presidência da República abriu um procedimento administrativo para investigar o seriado “Sexo e as Negas”, que tem estreia marcada para próxima terça-feira (16) na Globo.

Leia também: Ah! Branco, dá um tempo! Carta aberta ao senhor Miguel Falabella

Por meio de sua ouvidoria, o órgão federal diz ter recebido, até a manhã de quinta-feira (11), 11 denúncias a respeito de conteúdos considerados racistas e discriminatórios com relação ao programa.

Críticas ao nome e ao conteúdo da série também tem sido constantes na internet. A trama, escrita por Miguel Falabella, trata de quatro amigas –todas negras– que moram no subúrbio do Rio.

“A Ouvidoria da Igualdade Racial vê com estranheza e preocupação qualquer tipo de manifestação que reproduza estereótipos racistas, machistas, que se alicerce na sexualidade das mulheres negras, ou venha a reforçar ideias de inferioridade dessas mulheres”, afirmou o titular do órgão, Carlos Alberto de Souza e Silva Júnior, em nota à imprensa.

Além de solicitar mais informações à Globo, a Seppir remeteu o caso ao Ministério Público Federal no Rio de Janeiro. Por meio de sua assessoria de comunicação, o MPF-RJ confirmou ter recebido a denúncia, que está sendo analisada pela procuradora Ana Padilha. Caso entenda que há alguma irregularidade ou crime, ela deve instaurar um inquérito.

Vítor Moreno

Acesse no site de origem: Seriado ‘Sexo e as Negas’ é investigado após denúncias de racismo (Folha de S. Paulo, 11/09/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas