12/06/2010 – 64% das universitárias estão insatisfeitas com corpo (Folha/G1)

12 de junho, 2010

(Folha de S.Paulo/G1) Quase dois terços das universitárias brasileiras estão insatisfeitas com o corpo. Cerca de 50% das que têm peso adequado querem ser mais magras. Estes são alguns dos achados de uma pesquisa realizada por especialistas da USP e da Unifesp, que avaliaram 2.402 alunas da área da saúde, com idade média entre 21 e 26 anos, de 37 instituições das cinco regiões do país.

A pesquisa foi conduzida por Marle Alvarenga, Sonia Philippi, Barbara Lourenço, Priscila Sato e Fernanda Scagliusi, especialistas da USP (Instituto de Psiquiatria e Faculdade de Saúde Pública) e da Universidade Federal de São Paulo (Departamento de Ciências da Saúde, campus Baixada Santista).

Metodologia

A avaliação da satisfação corporal foi feita por meio da escala de silhuetas de Stunkard, uma ferramenta consagrada em pesquisas da área que traz nove figuras retratando formas corporais diferentes (veja infográfico na página do portal G1).

Do total nacional, 64,4% das universitárias declararam desejar ser mais magras, mas apenas 15% estavam realmente acima do peso. Mesmo entre as estudantes que apresentavam índice de massa corporal adequado, 47,8% escolheram figuras menores do que a imagem que, em sua opinião, melhor representava seu corpo atual.

As universitárias da região Norte são as que desejam os menores padrões ideais. “Não esperávamos verificar essa discrepância maior no Norte. Nossa primeira hipótese é que fosse pior em São Paulo e no Rio”, disse Marle Alvarenga, nutricionista da USP.

“Um quarto das universitárias brasileiras apresenta comportamentos de risco para transtornos alimentares, como fazer dieta o tempo todo, se preocupar demais com calorias ou, ainda, provocar o vômito depois de comer.”

“O modelo que é vendido do que é bonito é um corpo considerado desnutrido. E a insatisfação é alimentada pela cultura atual”, analisa Marle Alvarenga.

Saiba mais:
Acesse a pesquisa na íntegra em pdf
Um quarto das estudantes sofre risco de transtorno alimentar (Folha de S.Paulo – 12/06/2010)
64% das universitárias brasileiras estão insatisfeitas com o corpo (G1 – 11/06/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas