Feministas organizam “Palanque” para denunciar situação das mulheres em Pernambuco

26 de agosto, 2014

(Ludmilla Carvalho / SOS Corpo, 26/08/2014) O Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) promoveu na ​segunda-feira (25), no centro do Recife, o “Palanque Feminista”. Usando fra​ses de efeito, fazendo críticas e discursando com irreverência, as ativistas feministas falaram ​das dificuldades enfrentadas pelas mulheres nas diferentes regiões do Estado.

O ato também marcou o encerramento do Encontro Estadual do FMPE, que aconteceu nos dias 23 e 24/08, quando mais de 100 mulheres participaram de oficinas e debates e planejaram ações de enfrentamento à violência de gênero, à falta de creches, ao desemprego, entre outros problemas.

Os assuntos abordados no Palanque saíram dos debates ocorridos nesse Encontro, preparado por meio de escutas realizadas nas três regiões do Estado, com grupos de mulheres de diversos municípios. Nas escutas foram identificadas as principais dificuldades enfrentadas pelas pernambucanas no cotidiano: problemas no atendimento de saúde, transporte precário, violência física e sexual e rotina de trabalho exaustiva, entre outros.

A coleta de informações servirá de referência para as ações do movimento feminista no Estado e também nas articulações de lutas em âmbito nacional.

O “Palanque Feminista” também criticou a composição da política brasileira, na qual a participação feminina ainda é muito pequena, e destacou a importância do feminismo na luta para estabelecer relações de igualdade entre homens e mulheres.

Crédito das imagens: Acervo FMPE

[easyrotator]erc_93_1409078544[/easyrotator]

 

Para mais informações
Ludimilla Carvalho (assessoria de comunicação dos SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia)
(81) 3087.2086 / 9758.4841 / 8574.0248

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas