Governo debate exploração, violência e outras questões de gênero com brasileiros que vivem exterior

19 de junho, 2015

(Palácio do Planalto, 19/06/2015) É a primeira vez que será realizado um evento temático com lideranças de comunidades brasileiras que vivem no exterior

Com o intuito de criar políticas e conhecer melhor a realidade  dos brasileiros que vivem no exterior, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), vai realizar, no período de 24 a 26 de junho, a I Conferência sobre Questões de Gênero na Imigração Brasileira. O evento, que acontecerá em Brasília (DF), vai reunir lideranças de comunidades brasileiras de diversos países estrangeiros

De acordo com a diretora do departamento Consular do MRE, Maria Luisa Lopes da Silva, é a primeira vez que um encontro como esse acontece. “São 2,5 milhões de brasileiros no exterior. Nós diríamos que pelo menos 10% ou 20% desses brasileiros reúnem condições de grande vulnerabilidade, incluindo irregularidade imigratória, casamentos de conveniência, falta de domínio do idioma estrangeiro, inexistência de redes de apoio, desconhecimento da legislação local, então são segmentos bastante carentes”, afirmou.

Segundo Maria Luisa, a ideia é, a partir do trabalho feito no exterior pela rede consular e com apoio das redes já existentes, ter um importante avanço na formulação de políticas públicas para esses segmentos da comunidade brasileira que  moram em outros países.

Entre os temas que serão discutidos, estão: exploração laboral, assédio sexual e preconceitos; violência doméstica; disputa por guarda de menores; imagens estereotipadas da mulher brasileira; questões de saúde feminina; violência de gênero no mundo; comunidades LGBT e seus desafios; tráfico de seres humanos e proxenetismo/exploração sexual, entre outros.

A expectativa do governo é dar início ao delineamento de políticas, linhas de ação e iniciativas concretas em benefício dessas comunidades no exterior. As metas estabelecidas serão posteriormente implementadas pelo governo brasileiro e sua rede de postos fora do Brasil, em parceria com os demais órgãos competentes.

Participarão da conferência os ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Justiça (MJ), as secretarias de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), de Política para as Mulheres (SPM), e a Defensoria Pública da União (DPU). O evento será realizado em parceria com a Fundação Alexandre Gusmão (Funag).

O evento será transmitido ao vivo pela internet. Os interessados poderão acompanhar os debates ao vivo na página Brasileiros no Mundo.

Acompanhe a programação do evento.

Fonte: Portal Planalto, com informações da Fundação Alexandre de Gusmão , do Ministério das Relações Exteriores e do Brasileiros no Mundo

Acesse no site de origem: Governo debate exploração, violência e outras questões de gênero com brasileiros que vivem exterior (Palácio do Planalto, 19/06/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas