Mulheres gastam 200 milhões de horas por dia coletando água no mundo

29 de agosto, 2016

Alerta foi feito pelo Unicef na Semana Mundial da Água, que está sendo realizada na Suécia; agência da ONU afirmou que prática representa “desperdício colossal de seu valioso tempo”.

(Rádio ONU, 29/08/2016 – acesse no site de origem)

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, alertou que as mulheres e as meninas gastam 200 milhões de horas por dia coletando água em todo o mundo.

O anúncio foi feito durante reunião realizada esta segunda-feira na Semana Mundial da Água, em Estocolmo, na Suécia. Centenas de especialistas estão debatendo formas de melhorar o acesso global à água.

Desenvolvimento Sustentável

De Lisboa, em Portugal, antes de viajar para o encontro, a ex-relatora especial da ONU para o Direito à Água e ao Saneamento Básico, Catarina de Albuquerque, falou à Rádio ONU sobre como atingir o desenvolvimento sustentável em relação à água.

“É conseguir que haja mais vontade política, maior interesse a nível político, a nível de primeiros-ministros, para que a água e o saneamento se tornem prioridades. Depois é necessário trabalhar com os ministros das finanças porque ter planos muito bonitos não é o suficiente. É necessário ter planos que integrem todas as dimensões introduzidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas precisamos de orçamentos. Precisamos de orçamentos que financiem essa visão de água e saneamento para todos.”

Já a chefe do Unicef para Água, Saneamento e Higiene, Sanjay Wijesekera, afirmou que “quando a água não está disponível no local onde as pessoas moram, as mulheres e as meninas ficam encarregadas da coleta”.

Segundo a representante do Unicef, “são elas, as mulheres e meninas, que perdem o tempo e as oportunidades” na vida.

Wijesekera afirmou que 200 milhões de horas representam 8,3 milhões de dias ou mais de 22,8 mil anos no total.

ODS 6

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 quer que o mundo forneça acesso universal e igualitário à água até 2030.

Segundo o Unicef, na África Subsaariana, uma caminhada para coletar água dura, em média, mais de uma hora nas áreas rurais e 50 minutos nas áreas urbanas. Na região, calcula-se que 3,3 milhões de crianças e 13,5 milhões de mulheres façam esse tipo de trabalho diariamente.

No Iêmen, na Mauritânia, na Somália e na Tunísia, esse processo pode levar mais de duas horas para ir e voltar.

Na Ásia, o tempo gasto cai para 42 e 38 minutos respectivamente.

Fezes

A agência da ONU afirmou que a coleta de água pode afetar a saúde de toda a família, em particular das crianças. O fato de a água ser transportada e estocada aumenta o risco de ser contaminada por fezes até o momento em que for consumida.

Com isso, sobe também o risco de diarreia, a quarta maior causa de morte entre crianças com menos de cinco anos. A doença é a principal causa de desnutrição crônica ou de nanismo, que afetam mais de 159 milhões de menores em todo o mundo.

Dados do Unicef mostram ainda que 300 milhões de crianças até cinco anos morrem anualmente de doenças ligadas à diarreia devido a péssimas condições de saneamento e de higiene e ao consumo de água não potável.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas