Temer diz que só mulher é capaz de indicar ‘desajustes’ de preço no supermercado

08 de março, 2017

Em evento no Palácio do Planalto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o presidente Michel Temer cometeu algumas gafes em seu discurso. Ao citar a importância da mulher na economia brasileira, explicou que ninguém melhor do que ela para detectar flutuações de preços no supermercado. Salientou, ainda, que com a volta do crescimento econômico, as mulheres retornarão ao mercado de trabalho além de cuidar dos “afazeres domésticos”.

(Globo.com, 08/03/2017 – acesse no site de origem)

Leia mais: Criar filhos, limpar casa e fazer supermercado: a participação da mulher na sociedade, segundo Temer (UOL, 08/03/2017)

— Na economia, também a mulher tem grande participação. Ninguém é mais capaz de indicar os desajustes de preço no supermercado do que a mulher. Ninguém é capaz de melhor detectar as flutuações econômicas do que a mulher, pelo orçamento doméstico — disse Temer.

Ao enfatizar que a inflação vem cedendo gradativamente, assim como os juros, o presidente peemedebista relacionou a volta do crescimento à empregabilidade. Nesse contexto, tascou nova gafe:

— Com a recessão indo embora, volta o crescimento, volta o emprego. Hoje, graças a Deus, as mulheres tem possibilidade de empregabilidade que não tinha no ano passado. Com a queda da inflação, dos juros, significa que também, além de cuidar dos afazeres domésticos, terá um caminho cada vez mais longo para o emprego — disse.

Ao dizer que a mulher ainda é tratada como se fosse uma “figura de segundo grau” ela deveria ocupar o primeiro posto em todas as sociedades. E comentou:

— Tenho convicção do quanto a mulher, pela minha criação, pela Marcela, faz pela casa, pelo lar, pelos filhos. Se a sociedade vai bem, se os filhos crescem, é porque tiveram adequada formação em suas casas e, seguramente, quem faz isso não é o homem, é a mulher.

A secretária de Política para as Mulheres, Fátima Pelaes, negou que Temer tenha sido preconceituoso no discurso. Ela disse que ele falava sobre a “realidade”.

— O presidente Michel é muito mais do que palavra, são fatos. Ele não quis dizer que a mulher tem esse papel, mas reconhece a importância da mulher em todas as áreas — disse Pelaes. Com as perguntas dos jornalistas sobre as falas do presidente, ela deixou a entrevista antes do fim.

A primeira-dama, Marcela Temer, salientou a importância do respeito às escolhas das mulheres, citando em especial, “o modo de vida” de cada uma.

— Nesse dia em que paramos para refletir nossas lutas e conquistas, é importante que a sociedade reconheça os vários papéis que nós exercemos e que nossas escolhas sejam respeitadas por todos, desde profissão ao nosso modo de vida_ disse.

Marcela ressaltou que há muitas lutas a serem vencidas pelas mulheres, citando a rotina de violência sexual e física que são submetidas.

No evento, foram anunciadas medidas para garantir respeito à escolha das mulheres na hora do parto. As maternidades do SUS terão de ofertar o Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU), e haverá uma cartilha para que os partos sejam mais humanizados. Também foi divulgado que em metade das denúncias de violência feitas no ano passado ao 180, Central de Atendimento à Mulher, a vítima tinha um relacionamento acima de cinco anos com o agressor.

— As mulheres devem ser respeitadas na tomada de decisão sobre o parto, e ela discutirá isso com o SUS — declarou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que ressaltou o protagonismo feminino.

Nesta quarta-feira, as servidoras ganharam chocolate no restaurante do Planalto, e houve música no almoço.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas