5 mulheres vão concorrer juntas a uma vaga de deputada em PE. Sim, pode!

18 de junho, 2018

O que cinco mulheres juntas podem fazer em um mandato à Câmara Legislativa de Pernambuco que um homem sozinho não pode?

(Universa, 18/06/2018 – acesse no site de origem)

A resposta está na ponta da língua da produtora audiovisual Carolina Vergolino, 39: “A revolução. Como? Fazendo a tomada da democracia através do feminismo”.

Carolina fala por outras quatro mulheres, que com ela compartilham uma pré-candidatura coletiva ao cargo de deputada estadual no Estado pelo Psol. São elas a advogada Robeyoncé Lima, 29, a vendedora ambulante Jô Cavalcanti, 36 a estudante de Letras Joelma Karla, 19, e a professora de Educação Física Kátia Cunha, 42.

Cinco candidatas, um único número e uma única assinatura nas urnas, “Juntas”, ao invés dos nomes das quatro. Isso precisa acontecer porque o Tribunal Superior Eleitoral permite o registro de apenas um nome e um título de eleitor para as candidaturas (no caso delas, foi o de Jô).

A escassa presença das mulheres na política foi um dos motivos que levou as cinco a concorrer à Câmara pernambucana. Por lá, seis deputadas dividem a tribuna com 43 deputados. “Vamos combinar que os homens não têm pensado em políticas públicas para as mulheres. Nosso grupo é essencialmente feminista e vamos levar os valores feministas para tudo que fizermos. Só vamos parar quando qualquer mulher puder andar na cidade sem medo, deixar o filho na creche em paz e quando as mães pararem de chorar por seus filhos assassinados”, diz Carolina.

Em Pernambuco, é a primeira vez que um grupo tenta um mandato coletivo. Mas a experiência não é inédita no Brasil. Em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, desde janeiro de 2017 cinco pessoas dividem um mandato de vereador da cidade de pouco mais de 7 mil habitantes. Oficialmente, apenas uma delas, o advogado João Yuji (Podemos, antigo PTN), estava inscrito como candidato na Justiça Eleitoral. Conquistada a cadeira na Câmara, Yuji garantiu que seu mandato seria exercido em conjunto com seus quatro amigos que trabalharam na campanha.

Já em Belo Horizonte, Minas Gerais, as vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella integraram gabinetes e equipe, o que chamam de “gabinetona”. Na prática, são duas candidatas eleitas, mas que trabalham pelas mesmas pautas. O movimento coletivo começou já nas campanhas de cada uma. Uma pedia voto para outra.

O TSE não reconhece candidaturas ou mandatos coletivos

As candidaturas ou mandatos coletivos são, na verdade, uma espécie de acordo informal entre os envolvidos.

De acordo com a assessoria de imprensa do TSE, “não existe nenhuma previsão na legislação eleitoral de candidaturas coletivas ou cocandidaturas”. A pessoa que será registrada como candidata será votada, eleita, empossada e cobrada por suas competências. Como essa pessoa vai exercer seu mandato passa a ser uma liberalidade dela. Ela que precisa assinar os projetos de lei e responder perante a Assembleia Legislativa de seu Estado

Na prática, até pode existir um exercício coletivo do mandato. Mas, a candidatura, a votação, a eleição e a posse é personalíssima, é de apenas uma pessoa. E, caso ela morra, entra em seu lugar o suplente do partido.

Apesar do TSE não reconhecer os coletivos, ele não impede o mandato.

Três perguntas para Carolina Vergolino

Por que cinco e não apenas uma mulher?
Porque sozinha a gente anda bem, mas juntas a gente anda muito melhor. No mais, cada uma traz sua história e sua pauta. Tudo está sendo construído horizontalmente e será decidido em conjunto. As decisões, quando coletivas, servem a muito mais gente.

Caso eleitas, como farão com a divisão do salário?
Vamos nos organizar para todas ganharem igualmente. Porém, dividindo o salário de uma deputada [R$ 25,3 mil] em cinco, o valor pode ficar baixo para cada uma. Então, a ideia é que assumamos outras funções de coordenação, assessora parlamentar por exemplo. Daí todo mundo vai receber o justo.

Para ganhar a eleição, fica mais fácil estar em cinco?
É mais potente, com certeza, mas não sei se mais fácil. Às vezes as pessoas não entendem um mandato coletivo. É tão revolucionário que talvez confundam com bagunça e não estejam preparadas para receber. Não queremos que nossa ideia seja recebida com desconfiança ou seja mal interpretada.

Natacha Cortêz

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas