Brasil Eleitor destaca campanha do TSE que convoca mulheres à política

04 de abril, 2014

(Portal TSE, 04/04/2014) Na edição desta semana do Brasil Eleitor, o programa traz como destaque a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que convoca mulheres para participarem da política do país, candidatando-se aos cargos eletivos que estarão em disputa em outubro deste ano.

A campanha “Mulher na Política” foi lançada pelo presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, no Congresso Nacional no dia 19 de março e passou a ser veiculada em rede nacional de rádio e de televisão no dia seguinte.

Brasil Eleitor

Na abertura do Brasil Eleitor, a apresentadora lembra que o papel da mulher é diversificado na sociedade como mãe, dona de casa, esposa, profissional e, às vezes, exerce esses papeis ao mesmo tempo. Diante disso, é preciso buscar entender como, no cenário político, a presença da mulher é tão pequena, uma vez que apenas 9% das cadeiras do Congresso Nacional são ocupadas pelo sexo feminino.

O Brasil Eleitor faz um histórico do papel da mulher na sociedade e também na vida pública, a partir da eleição de Carlota Pereira de Queiroz, primeira deputada federal eleita, em 1933.

Biometria em lar de idosos

O programa também vai mostrar que no Acre, idosos do Lar dos Vicentinos receberam uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico desses eleitores mais experientes. A partir dos 70 anos o voto é facultativo, no entanto, o recadastramento biométrico é obrigatório. Quem não fizer terá o título de eleitor cancelado, o que poderá refletir diretamente nos direitos sociais, como o recebimento de aposentadoria ou pensão.

A diretora administrativa do lar de idosos, Gislene Chalub, afirmou que se não houvesse esse serviço no local seria um grande problema para a instituição, uma vez que vários idosos têm dificuldades de locomoção e não conseguiriam ir até o cartório.

Outros temas

O Brasil Eleitor desta semana mostra ainda os melhores momentos da entrevista do ministro Marco Aurélio no Programa do Jô, a visita de estudantes de Direito ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e mais uma matéria da série “Urna”, que mostra a evolução da máquina de votar.

Alcance

O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país.

O programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h.

Acesse o site de origem: Brasil Eleitor destaca campanha do TSE que convoca mulheres para a política

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas