Intenção de voto de mulheres e negros indica Dilma em 2º turno com Marina

03 de outubro, 2014

(Agência Patrícia Galvão, 03/10/2014) A intenção de voto de mulheres e negros indica que a candidata Dilma Rousseff (PT) pode disputar o segundo turno com Marina Silva (PSB). De acordo com a socióloga e especialista em pesquisa de opinião Fátima Pacheco Jordão, a análise das intenções de voto espontâneo, que indica uma preferência mais sólida e cristalizada do eleitorado, pode ajudar a responder algumas questões suscitadas pela pesquisa Ibope divulgada ontem: haverá segundo turno? Se sim, quem enfrentará Dilma na corrida à Presidência?

Segundo os dados da pesquisa Ibope, realizada de 29 de setembro a 1º de outubro, Dilma tem 35% das intenções de voto espontâneo (quando não se apresentam os nomes dos candidatos) no primeiro turno, enquanto seus dois principais competidores, Marina e Aécio, somam 36%.

Intenção de voto no 1º turno (espontâneo) segundo pesquisa Ibope (29 de setembro a 1º de outubro)TOTAL GERAL
Dilma – 35%
Marina – 20%
Aécio – 16%
Indefinidos – 27%MULHERES
Dilma – 34%
Marina – 19%
Aécio – 14%
Indefinidos– 32%

HOMENS
Dilma – 36%
Marina – 21%
Aécio – 17%
Indefinidos – 23%

BRANCOS
Dilma – 29%
Marina – 22%
Aécio – 22%
Indefinidos – 26%

NEGROS
Dilma – 39%
Marina – 20%
Aécio – 11%
Indefinidos – 28%

“A intenção de votos dos eleitores brancos diz claramente que haverá segundo turno, enquanto a dos negros diz claramente que não. Entre mulheres aparece uma situação de indefinição e os homens apontam ligeiramente para um segundo turno. E, no geral, considerando todo o eleitorado, os dados sinalizam que haverá segundo turno”, explica a especialista.

Com Brasil negro, Dilma ganharia no 1º turno

No voto estimulado (quando se escolhe a partir da lista de candidatos), o resultado é semelhante: “Dilma ganharia no primeiro turno se dependesse do Brasil negro”, aponta Fátima.

1turno-genero_03-10-2014

1turno-raca_03-10-2014

1turno-geral_03-10-2014

Assim, avaliando o cenário das intenções de votos espontâneos e estimulados, a tendência apontada pela pesquisa Ibope, segundo a especialista, é que o segundo turno seja entre Dilma e Marina. “As intenções de voto de homens, mulheres e negros indicam Marina no segundo turno com Dilma”, detalha.

Último debate aumenta cenário já marcado pela alta indefinição

A socióloga ressalva, porém, que a poucos dias da eleição a taxa de indefinição das intenções de voto ainda é bastante expressiva, atingindo 27% na declaração espontânea de voto, e especialmente entre as mulheres, que aparecem com uma taxa de 32%.

O último debate entre os concorrentes, realizado ontem pela Rede Globo, coloca ainda mais incerteza sobre o resultado de domingo. Segundo a especialista, dados de audiência estimam que cerca de metade do eleitorado tenha assistido ao debate, que pode ter impacto na escolha do voto nesta reta final, sobretudo na disputa entre Marina e Aécio pelo segundo lugar, isto é, na definição de quem irá para o segundo turno.

Neste cenário de indefinição, Fátima Jordão destaca que a análise dos atributos apontados pelos eleitores ouvidos pelo Ibope em relação aos candidatos pode sinalizar uma direção. De acordo com esse critério, o ponto forte que aparece como mais citado em relação a Dilma é a competência (apontada por 24% dos entrevistados). Marina é indicada principalmente como trabalhadora (19%) e Aécio por ter boas ideias (15%). “Por essa perspectiva, Dilma e Marina têm atributos mais fortes para uma corrida eleitoral”, indica Fátima.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas