Mais mulheres na política: conheça movimento por trás da PEC

31 de agosto, 2015

(Rádios EBC,  31/08/2015) De Norte a Sul do Brasil, mulheres comunicadoras trazem as notícias e seus olhares sobre o que acontece relacionado aos direitos das mulheres, à cidadania, ao ambiente. É o Girando a Saia, que conta com a colaboração de comunicadoras da Rede de Mulheres em Comunicação e da Rede de Mulheres da AMARC-Brasil (Associação Mundial de Rádio Comunitárias), e vai ao ar toda as quintas no Ecos da Terra.

Ouça aqui o áudio da matéria: Mais mulheres na política: conheça movimento por trás da PEC

O quadro do dia 27 de agosto começou com destaque ao movimento nacional “Mais mulheres na política”, lançando em Goiás, e que está à frente, entre outras ações, da proposta de emenda à Constituição (PEC) da Mulher (PEC nº 98/2015). De Goiânia, a colaborada Geralda Ferraz, da Rede Mulheres em Comunicação e da Associação de Mulheres na Comunicação de Goiás, detalhou a campanha nacional e a aprovação da PEC da Mulher no Senado Federal, no dia 25 de agosto.

A senadora Lúcia Vânia, que foi relatora da Lei Maria da Penha, chamou atenção sobre o tema chamando as mulheres comunicadoras a aderirem ao movimento dando vozes às parlamentarares mulheres, pois é mais comum que os jornalistas se reportarem aos comunicadores homens.

Entenda a PEC da Mulher

A PEC da Mulher modifica a Constituição e precisa ainda ser aprovado em segundo turno no Senado com o mínimo de 49 votos e depois ser apreciado também em dois turnos na Câmara dos Deputados, onde serão necessários 308 votos.

O aumento de cadeiras para mulheres passará a valer no pleito seguinte à promulgação, quando as casas legislativas dos três níveis do Parlamento brasileiro deverão reservar 10%, 12% e 16% de cadeiras para gêneros diferentes nas eleições seguintes.

A votação acontece quando a participação da mulher cresce e passa a ser valorizada como nunca no Brasil, a partir de uma liderança feminina à frente do maior cargo de representação política, a presidente Dilma Rousseff. O mapa da representação legislativa hoje é de 14 senadoras; 51 deputadas federais; 120 deputadas estaduais e 7.651 vereadoras, o que corresponde nacionalmente a uma média de 10% de mulheres.

Ecos da Terra e Girando a Saia

O Girando a Saia conta com a colaboração de comunicadoras da Rede de Mulheres em Comunicação e da Rede de Mulheres da AMARC-Brasil (Associação Mundial de Rádio Comunitárias). O quadro vai ao ar todas as quintas-feiras no programa Ecos da Terra – Gênero e Sustentabilidade.

O Ecos da Terra – Gênero e Sustentabilidade vai ao ar de segunda a  sexta-feira, das 10h às 11h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro – 800 kHz com apresentação de Denise Viola. Participe do programa ao vivo pelo telefone (21) 2117-6922 ou mande mensagem através do Whatsapp (21) 998640238.

Acesse no site de origem: Mais mulheres na política: conheça movimento por trás da PEC (Rádios EBC, 31/08/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas