04/11/2010 – Feministas querem metade dos ministérios sob o comando de mulheres (CA)

05 de novembro, 2010

(Contas Abertas) Feministas falam da expectativa na futura presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT) e seus compromissos com as mulheres brasileiras.  Iáris Cortês, advogada e sócia do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA)comentas um os compromissos de Dilma em seu primeiro discurso como eleita, “zelar pela Constituição”. “Para que ela possa cumprir isso de fato, será preciso colocar metade dos ministérios sob o comando das mulheres. Só assim ela estará zelando pela Constituição”, acredita Iáris. A advogada defende ainda que Dilma inclua, ainda na equipe de transição, um grupo de mulheres.

Um dos pontos de expectativa das feministas é quanto ao  II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, documento lançado em 2008 e mobilizado por cerca de 200 mil brasileiras.

“Escutei atentamente o pronunciamento de vitória. Dilma terá de ser muito desaforada para enfrentar o que lhe espera. Vai precisar ser assim para escolher sua equipe que, esperamos, tenha um razoável número de mulheres. Vai ter que ser mais “desaforada” ainda quando tiver que limpar a Corte Palaciana dos corruptos, fichas sujas, aproveitadores, etc. Enfim, desejo que seja até atrevida, porque só assim marcará este país com sua passagem”, afirma Iáris. Para ela, a vitória de Dilma é histórica e representa uma conquista iniciada há mais de 100 anos. “Essa luta é muito antiga e, independente de partidos ou coligações, ter uma mulher como presidente da República irá mudar a imagem da mulher”, afirma.

Leia matéria na íntegra: Feministas querem metade dos ministérios sob o comando de mulheres (Contas Abertas – 04/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas