06/10/2010 – Tamanho da bancada feminina permanece inalterado (Congresso em Foco)

06 de outubro, 2010

(Congresso em Foco) Com base nos resultados informados até o momento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a bancada feminina no Congresso permanece inalterada.

Contrariando a tendência histórica de crescimento, uma média de quatro novas parlamentares por eleição, a presença feminina no Congresso permanecerá a mesma em 2011: 12 representantes no Senado e 44 na Câmara.

“A composição na Câmara perdeu uma representante e fechou o saldo com 44 eleitas. Em compensação, no Senado oito mulheres foram eleitas e garantiram 12 integrantes. Elas se somam a três senadoras com mandato até 2015 e uma suplente, Ana Rita Esgário (PT-ES), que assume no lugar de Renato Casagrande (PSB), eleito governador do Espírito Santo.”

Fernanda Feitosa, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), avalia que os resultados das eleições podem ser encarados como um retrocesso. “Os partidos preencheram as vagas apenas para cumprir a exigência. Ainda faltou o apoio político para o crescimento da presença feminina tanto na Câmara como no Senado”, explica Fernanda.

No entanto, podem ser destacados alguns números positivos: há três mulheres entre os dez candidatos mais votados: Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) -a 4ª mais votada em todo o país, com 482 mil votos-,  Ana Arraes (PSB-PE) -a 5ª mais votada, com 387 mil votos- e Bruna Furlan (PSDB-SP) -em 10º, com 270 mil votos.

Leia essa matéria na íntegra: Resultado da eleição frustra bancada feminina (Congresso em Foco – 06/10/2010)

Veja a bancada feminina do Congresso após as eleições (Congresso em Foco – 06/10/2010)

Saiba mais em: Tudo sobre os resultados da eleição de 3 de outubro, no site do Congresso em Foco

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas