09/07/2013 – 80% querem lei que reserve metade das cadeiras do Legislativo para mulheres, por Fernando Rodrigues

09 de julho, 2013

(Blog do Fernando Rodrigues) Pesquisa Ibope sobre a presença feminina na política revela que 80% dos entrevistados são favoráveis a uma lei que torne obrigatória a reserva de metade das cadeiras das Câmaras de Vereadores, das Assembleias Legislativas Estaduais e do Congresso Nacional para as mulheres.

O desejo de paridade entre mulheres e homens nos espaços decisórios no país foi medido por levantamento contratado pelo Instituto Patrícia Galvão. A pesquisa entrevistou 2.002 homens e mulheres em todas as regiões do país entre 11 e 15.abr.2013. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Desde 2009, a lei eleitoral brasileira já estabelece que os partidos ou coligações devem apresentar no mínimo 30% de candidatas mulheres nas eleições. Mas a medida é considerada insuficiente pela maioria das pessoas ouvidas pelo Ibope.

O resultado completo da pesquisa será divulgado pelo Instituto Patrícia Galvão hoje (9.jul.2013), às 12h, no auditório da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Acesse o PDF: 80% querem lei que reserve metade das cadeiras do Legislativo para mulheres (Blog do Fernando Rodrigues – 09/07/2013)   

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas