Unesp abrirá processo de averiguação após caso de racismo

04 de abril, 2014

(G1, 04/04/2014) A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) afirmou, em nota encaminhada ao G1 nesta quinta-feira (3), que vai instaurar um processo de averiguação preliminar para apurar um caso de racismo registrado nesta quarta-feira (2), no campus de Presidente Prudente, data em que foi encontrada uma mensagem com os dizeres “preta, safada, macaca” próximo a um banheiro do local.

Conforme o posicionamento oficial, a direção “se posiciona veementemente contrária aos atos de vandalismo, com conotações de racismo […]. É inadmissível a ocorrência de atos dessa natureza, bem como de qualquer tipo de preconceito ou discriminação, no seio da universidade”.

Unesp enviou posicionamento oficial na tarde desta quinta-feira (3)
Foto: Vinícius Pacheco/G1

Entenda o caso

A estudante Taís Evandra de Carvalho Teles dos Santos, de 26 anos, registrou um boletim de ocorrência após encontrar a mensagem com teor preconceituoso. Em apoio à ela, alunos da Unesp fizeram uma manifestação de repúdio ao preconceito nesta quarta-feira (2), o que levou a interrupção de aulas do curso de Geografia.

Ela encontrou a mensagem próxima ao banheiro feminino. O caso foi classificado pela polícia como injúria, por não se saber quem é o autor da pichação e a intenção dele, segundo Thais informou ao G1.

Conforme ela, a suspeita é de que a mensagem tenha motivações sociais. “Não tenho nenhum problema pessoal que levaria a isso, porém faço parte de grupos que discutem questões como racismo, política de cotas e implantação de aulas de cultura africana dentro da universidade. Acredito que o intuito é ir contra meus posicionamentos”, declara.

A estudante participa do Coletivo Mãos Negras, criado dentro da instituição em novembro do ano passado para levantar assuntos sobre a valorização do negro e sua cultural. Ela afirma ter encontrado a mensagem pouco tempo depois da eleição do diretório acadêmico.

Acesse o site de origem: Unesp abrirá processo de averiguação após caso de racismo

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas