31/03/2011 – Um centro de fertilização para homossexuais no Reino Unido

31 de março, 2011

(Crescer) Um centro de fertilização para casais homossexuais foi aberto na cidade de Birmingham, no Reino Unido. A ideia surgiu do casal de lésbicas Natalie Drew e Ashling Phillips, a partir de suas próprias experiências quando decidiram ter uma família.

Após enfrentar uma série de obstáculos, Natalie engravidou de Gianna (hoje com 5 anos) e Ashling, de Kai (2 anos). “Fizemos inseminação artificial por quatro meses, enquanto Ash estava ovulando, mas ela não engravidava. Nas consultas com o nosso médico, ele estava mais interessado em testar o doador [queria que ele fizesse contagem de espermatozoides e teste de fertilidade] do que saber por que Ash não estava conseguindo engravidar”, conta Natalie. Alguns exames, aliás, Ashling realizou em uma clínica particular, o que custou cerca de R$ 6.500, sem necessidade. “Ele mesmo poderia tê-los feito, mas não estava disposto porque não estávamos tentando conceber pelo método natural”, diz. 

Segundo elas, na maioria das vezes o casal do mesmo sexo que deseja ter um filho não recebe o suporte necessário e ainda sofre prejuízos financeiros quando é orientado, por exemplo, a fazer um tratamento de fertilidade desnecessário.

Natalie criou um site para ajudar outros casais homossexuais a evitar constrangimentos, como ter de dar explicações sobre por que estão buscando doadores. O site passou hoje conta com um banco de dados de 4 mil mulheres no Reino Unido, 600 doadores de esperma e 250 doadores de óvulos.

Acesse o Gay Family Web Fertility Centre.

Leia a reportagem: Casal de lésbicas cria a primeira clínica de fertilização para homossexuais no Reino Unido (Crescer – 31/03/2011) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas