Espanha registra 5 mulheres assassinadas em 48h

21 de março, 2014

(Brasil de Fato, 21/03/2014) Nos últimos dias, cinco mulheres foram achadas mortas em distintos pontos da Espanha, supostamente assassinadas por seus parceiros ou ex-parceiros. Na quarta-feira (19), foram divulgadas informações das duas últimas vítimas da violência machista, uma na cidade autônoma de Melilla e outra em Madrid. A capital espanhola registrou mais uma mulher assassinada e os outros dois casos ocorreram na Catalunha e no País Basco. Há duas semanas morreram quatro mulheres em dois dias somente no estado de Andaluzia.

A vice-secretária geral do PSOE (Partido Socialista), Elena Valenciano, disse que a situação é de “emergência nacional”. Já a secretária de Estado de Serviços Sociais e Igualdade, Susana Camarero, afirmou que os partidos sentarão para dialogar sobre a situação. No período de um ano, 18 mulheres morreram devido à violência de gênero, segundo cálculos do jornal espanhol El País.

Entre as vítimas, está a brasileira Andina Pereira de Brito, de 35 anos, que foi encontrada morta com sinais de violência na cidade de Mungia, no País Basco. As suspeitas indicam que ela foi estrangulada por seu ex-parceiro Joseba Andoni, um cidadão espanhol de mesma idade. O juiz responsável pelo caso decretou a sua prisão na quarta-feira (19).

A vice-secretária geral do PSOE (Partido Socialista), Elena Valenciano, disse que a situação é de “emergência nacional”. Entre os casos, está o de uma brasileira assassinada pelo ex-parceiro no País Basco. Foto: Nacho Gómez/Casa de América

Acesse o site de origem: Espanha registra 5 mulheres assassinadas em 48h

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas