Nota da ministra Eleonora Menicucci sobre dados de estupro do Anuário Brasileiro de Segurança Pública

11 de novembro, 2014

(SPM – 11/11/2014) Conforme os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2014, divulgado nesta terça-feira (11) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a diferença entre o número de estupros registrados no Brasil em 2013 em relação a 2012 indica uma estabilização. De acordo com o levantamento, em 2013 aconteceram 50.320 estupros, contra 50.224 no ano anterior — apenas 96 casos a mais, o que configura a estabilização.

Os técnicos responsáveis pelo Anuário consideram que existe um alto índice de subnotificação desse tipo de violência contra a mulher. A partir deste raciocínio, projetam que em 2013 teriam ocorrido 143 mil casos e que os 50.320 registrados representam apenas 35% do total de estupros ocorridos no país. Com essa estimativa, teríamos a ocorrência de um estupro a cada 10 minutos.

Se por um lado as estatísticas demonstram a estabilização, por outro apontam uma situação preocupante. Precisamos reduzir a subnotificação, consolidando e aperfeiçoando  os mecanismos que façam com que as mulheres vítimas de violências sexuais denunciem mais e mais essa violência absurda.

Mas, mesmo que o número de estupros ainda seja assombroso, é evidente que a estabilização demonstra que as políticas públicas de combate à violência, as campanhas de esclarecimentos, realizadas nos últimos anos pelo Governo com o apoio da sociedade civil organizada e a coragem das mulheres em denunciar os crimes apresentam resultados. Precisamos cada vez mais somar esforços para avançar no combate à violência contra a mulher. E aprofundar a atitude de tolerância zero abraçada pela presidenta Dilma.

Acesse no site de origem: Nota da ministra Eleonora Menicucci sobre dados de estupro do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (SPM – 11/11/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas