Contra violência doméstica, policiais terão folga ‘comprada’

31 de maio, 2016

(O Estado de S. Paulo, 31/05/2016) Objetivo é que agentes atuem nas comunidades onde há mais ocorrência de crimes; verbas serão retiradas da Força Nacional

Para reforçar o combate à violência contra a mulher, o governo federal em exercício vai “comprar” folgas dos policiais para que eles trabalhem na prevenção e repressão de agressões domésticas e crimes de natureza sexual. O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, anunciou a medida nesta terça-feira, 31, após reunião com secretários de Segurança dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Segundo o ministro, será criado, ainda, um núcleo federal de enfrentamento à violência de gênero e um cadastro nacional de medidas restritivas contra os agressores. Cada unidade de federação deverá enviar ao Ministério da Justiça e Cidadania um banco de dados sobre os crimes de violência contra a mulher, divididos por municípios e bairros. “A ideia é redimensionar o policiamento preventivo e ostensivo”, disse Moraes.

A verba para implementar as medidas será retirada do orçamento da Força Nacional. O ministro não quis especificar o valor nem os prazos, mas afirmou confiar na celeridade do envio de informações pelos Estados e pelo Distrito Federal para celebrar os convênios com rapidez.

Ao repassar diárias para os policiais em seu período de descanso, o objetivo do ministério é aumentar o efetivo do policiamento local nas comunidades onde há mais ocorrência de crimes contra a mulher.

“Vamos realizar verdadeiros mutirões na área repressiva, para que as mulheres não tenham dificuldades de encontrar um policial que possa ajudá-la”, afirmou o ministro.

 

Luísa Martins

Acesse o PDF: Contra violência doméstica, policiais terão folga ‘comprada’ (O Estado de S. Paulo, 31/05/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas