Crianças são as maiores vítimas de estupro no Brasil, alerta Atlas da Violência

06 de junho, 2018

As crianças menores de 13 anos são as maiores vítimas de estupro no Brasil e correspondem a 50,9% dos casos registrados em 2016.

(Radioagência Nacional, 06/06/2018 – acesse no site de origem)

O dado faz parte do Atlas da Violência 2018, organizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

O estudo revela que quase um terço dos agressores de crianças são amigos ou conhecidos da vítima e 30% são familiares mais próximos.

De acordo com o pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques, existe, no entanto, uma diferença entre os casos de estupro atendidos no Sistema Único de Saúde e os registros policiais. Ou seja, o número não representa de fato a realidade dos casos de estupros cometidos no Brasil.

O Atlas mostra, ainda, que, em 32,1% dos casos registrados, as vítimas eram adultas, e em 17%, adolescentes. Também no caso das mulheres adultas o perfil do agressor, muitas vezes conhecido da vítima, chama a atenção, como destaca o pesquisador.

Os casos de homicídio de mulheres também aumentam a cada ano.

O estudo ressalta, no entanto, que não é possível identificar com precisão as vítimas de feminicídio. O número teve um acréscimo de 15,3%, um total de 4.645 mortes em 2016. Em dez anos, houve um aumento de 6,4%. O Atlas lembrou, ainda, o assassinato da vereadora Marielle Franco, ocorrido em março deste ano, e chamou a atenção para a necessidade de políticas públicas mais eficientes contra a violência de gênero.

Lígia Souto

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas