ONU Mulheres se reúne com Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Direitos Humanos

20 de junho, 2016

(ONU Mulheres, 20/06/2016) Entidade destaca compromisso com o país na garantia dos direitos das mulheres, fortalecimento da participação social, apoio à consolidação da política de enfrentamento à violência contra as mulheres e ao racismo

A ONU Mulheres Brasil recebeu, nesta segunda-feira (20), a secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, e a subsecretária de Direitos Humanos, Cláudia Giovannetti Pereira dos Anjos, para tratar de questões referentes às políticas para mulheres desenvolvidas pelo governo brasileiro em parceria com a entidade. O encontro aconteceu, na Casa da ONU, em Brasília. Por motivo de agenda, a secretária de Políticas de Igualdade Racial, Luislinda Valois, não pode participar da reunião.

Leia mais: SPM e Direitos Humanos reúnem-se com ONU Mulheres (SPM, 20/06/2016)

Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, reforçou a cooperação existente com o governo brasileiro, destacando a Agenda 2030 das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a iniciativa “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, da qual o Brasil faz parte desde o seu lançamento em março de 2015.

Outro ponto abordado foi o envolvimento do Brasil na Década Internacional de Afrodescendentes, com vigência entre 2015 a 2024, e algumas das ações programadas pelas Nações Unidas no âmbito do Grupo de Trabalho de Gênero, Raça e Etnia, coordenado pela ONU Mulheres, com vistas ao enfrentamento ao racismo e ao sexismo.

Gasman salientou a cooperação técnica existente entre a ONU Mulheres Brasil e a Secretaria de Políticas para as Mulheres referente ao suporte à implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e a ações de promoção da igualdade de gênero e racial. Desde 2014, quando firmada a cooperação, os órgãos atuam para a ampliação dos direitos das mulheres brasileiras por meio de políticas públicas com a perspectiva de gênero, fortalecimento da participação social e apoio à consolidação da política de enfrentamento à violência contra as mulheres. A relação multilateral se fundamenta em acordos internacionais, entre eles a Plataforma de Ação da IV Conferência Mundial sobre a Mulher, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW) e a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Convenção de Belém do Pará).

Acesse no site de origem: ONU Mulheres se reúne com Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Direitos Humanos (ONU Mulheres, 20/06/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas