Vagão exclusivo para mulheres no metrô do Recife entra em fase de testes

15 de janeiro, 2017

Ainda em fase de testes, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) colocará o primeiro vagão exclusivo para mulheres para funcionar na segunda-feira (16). Ele começará a circular a partir das 16h30. De início, o vagão exclusivo será implantado em um dos 34 trens existentes na malha viária do Grande Recife.

(G1, 15/01/2017 – Acesse o site de origem)

De acordo com a CBTU, a intenção é colocar o novo serviço em prática um pouco mais de um mês até o carnaval para que ele seja testado antes da festa. Segundo a companhia, durante os festejos de momo, aumenta o número de pessoas que utilizam o meio de transporte.

Nesse período, costumam aumentar também os casos de violência contra a mulher. De acordo com a Secretaria da Mulher de Pernambuco (Secmulher-PE), houve um aumento de quase 14% nos casos de violência contra mulher no estado. Ao comparar com 2015, o dado analisa o período entre janeiro e novembro.

A fiscalização dos vagões exclusivos seguirá o modelo já em vigor no Rio de Janeiro, em São Paulo e, desde novembro do ano passado, em Belo Horizonte. Agentes de segurança farão a fiscalização em tempo integral.

De acordo com a CBTU, a intenção é colocar o novo serviço em prática pouco mais de um mês antes do carnaval (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
De acordo com a CBTU, a intenção é colocar o novo serviço em prática pouco mais de um mês antes do carnaval (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

A iniciativa partiu das próprias usuárias do metrô do Recife, que reclamam da insegurança nesse meio de transporte, especialmente por causa dos recentes casos de violência dentro e fora dos vagões. No mês passado, uma mulher de 39 anos foi baleada na cabeça após um passageiro reagir a um assalto na Linha Sul do Metrô do Recife.

Em setembro do mesmo ano, uma passageira denunciou ter sido seguida em uma estação e estuprada dentro do metrô, na Zona Oeste do Recife. O suspeito chegou a ser detido por seguranças do metrô, mas foi liberado após ser ouvido pela polícia.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas