Coletânea reúne experiências de profissionais que atuam nos serviços de aborto legal – Lançamento dia 09/11, às 19h

05 de novembro, 2021

Como a pandemia da Covid-19 impactou o atendimento dos serviços de referência em violência sexual e aborto legal no Brasil? A resposta vem de profissionais que atuam nessas frentes e que enviaram seus relatos para a coletânea “Experiências, dificuldades e desafios: retratos dos serviços de aborto legal no Brasil em tempos de Covid-19”. A publicação em e-book será lançada em 9 de novembro, terça-feira, às 19h, no Facebook do Cladem Brasil e da Global Doctors for Choice – GDC/Brasil.

Participam da live como debatedoras: Sandra Lia Bazzo, coordenadora do Cladem Brasil, e Helena Paro, médica ginecologista do GDC/Brasil. Também estarão presentes autoras e pesquisadoras dos artigos selecionados para a coletânea. Realizada pelo Cladem Brasil, a publicação tem o apoio do GDC/Brasil e é resultado do projeto de “Mobilização e incidência pelos direitos reprodutivos no Brasil”.

O livro, em formato digital, reúne nove artigos de profissionais e pesquisadoras/es que enviaram propostas de artigo ao edital aberto em dezembro de 2020. Os artigos trazem relatos sobre o cenário dos desafios impostos pela pandemia, somado ao conservadorismo do atual governo de extrema direita no Brasil, e às dificuldades históricas de acesso ao aborto legal no país.

Sandra Lia Bazzo, organizadora da coletânea, defende que além de servir como fonte de pesquisa, a publicação é uma contribuição à afirmação dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, com vistas à legalização do aborto no Brasil. “Os relatos trazidos por esses profissionais da ponta que, generosamente compartilharam suas experiências e saberes, contribui para desconstruir estereótipos, romper preconceitos e promover práticas não discriminatórias, o que representa considerável avanço para os direitos humanos das mulheres e meninas”, afirma.

Serviço:

Lançamento e-book – Experiências, dificuldades e desafios: retratos dos serviços de aborto legal no Brasil durante a pandemia de Covid-19
Data: 9 de novembro, às 19h
Local: Facebook do Cladem Brasil e Global Doctors For Choice – GDC/Brasil

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas