Webinário O papel dos homens no enfrentamento da violência contra a mulher e na prevenção do feminicídio – Dia 09/12, das 17h às 18h30

09 de dezembro, 2021 Nome do veiculo jornalístico

Humberto Carolo e Guilherme Valadares são os convidados do evento online que apresenta dados da pesquisa Percepções da população brasileira sobre feminicídio

(Agência Patrícia Galvão | 02/12/2021)

A perspectiva dos homens diante das diversas violências contra as mulheres é fundamental para a erradicação das desigualdades de gênero em uma sociedade machista e patriarcal. Por isso, na próxima quinta-feira, dia 9 de dezembro, das 17h às 18h30, o webinário O papel dos homens no enfrentamento da violência contra a mulher e na prevenção do feminicídio recebe Humberto Carolo, especialista canadense e coordenador da Campanha do Laço Branco, e Guilherme Valadares, pesquisador e fundador do portal PapodeHomem. A transmissão será pelos canais da Agência Patrícia Galvão no YouTube e Facebook .

Os convidados serão recebidos pelas diretoras do Instituto Patrícia Galvão Jacira Melo e Marisa Sanematsu, que irão apresentar os dados da pesquisa Percepções da população brasileira sobre feminicídio, realizada em parceria com o Instituto Locomotiva e apoio do Fundo Canadá.

Segundo os dados do levantamento, para 9 em cada 10 entrevistados, o local de maior risco de assassinato de mulheres é dentro de casa, por um parceiro ou ex. É grande também a percepção de impunidade: 92% consideram que os homens que praticam violência doméstica contra as parceiras sabem que isso é crime, mas continuam a agredir porque acreditam que não serão punidos. E embora 65% considerem que o homem que comete feminicídio é o responsável pelo crime e deve ser punido, um em cada três entrevistados atribui algum grau de culpa à mulher pelo feminicídio.

Conheça os convidados:

Humberto Carolo: diretor executivo da White Ribbon (Laço Branco) e copresidente global da MenEngage Alliance. Especialista em prevenção da violência de gênero e masculinidades, com forte experiência intercultural. Seu trabalho atual está focado no desenvolvimento de estratégias educacionais para envolver homens e meninos na promoção da igualdade de gênero, masculinidades saudáveis ​​e prevenção da violência de gênero. Desenvolveu e implementou programas de treinamento para diversos setores dominados por homens, incluindo os militares, esportes e o setor extrativo. Humberto atua no Conselho Consultivo Externo do Centro de Resposta à Conduta Sexual para o Departamento de Defesa Nacional e Forças Armadas do Canadá e é membro da Comissão Permanente das Religiões pela Paz para o Avanço da Igualdade de Gênero.

Guilherme Valadares: diretor de pesquisa e conteúdo do portal PapodeHomem, do qual é um dos fundadores. É professor de equilíbrio emocional, certificado pelo Santa Barbara Institute for Consciousness. Viaja o Brasil conduzindo workshops e palestras sobre masculinidades em escolas, fábricas, universidades e empresas. Produtor do documentário “Precisamos falar com os homens?” (na íntegra no YouTube). É membro do Comitê #ElesporElas da ONU Mulheres.

Série de webinários

O encontro online é o segundo da série de webinários que debate os dados da pesquisa de opinião “Percepções da população brasileira sobre feminicídio”, lançada em novembro de 2021 pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, com apoio do Fundo Canadá. Assista também ao primeiro encontro, com a participação de Jennifer May, embaixadora do Canadá; Claudia Moraes, tenente coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro; e
Jackeline Romio, pesquisadora sobre violência e as intersecções entre gênero, raça e classe social.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas