24/02/2012 – Como a imprensa (mal) lembrou dos 80 anos do direito ao voto feminino

24 de fevereiro, 2012

(Agência Patrícia Galvão) A comemoração do aniversário de 80 anos do direito das mulheres brasileiras de votar e de serem votadas, em 24 de fevereiro, recebeu pouca atenção da imprensa, com destaque para a cobertura das agências Câmara e EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

“No dia 24 de fevereiro de 2012, o Brasil comemora os 80 anos do direito de voto feminino. As mulheres passaram a ter o direito de voto assegurado pelo Decreto nº 21.076, de 24/02/1932, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Esta conquista, porém, não foi gratuita. (…) Portanto, as mulheres brasileiras conquistaram o direito de voto em 1932, mas ainda não conseguiram ser representadas adequadamente no Poder Legislativo.” – 80 anos do direito de voto feminino no Brasil, por José Eustáquio Diniz Alves (Blog do Noblat – 24/02/2012)

Além de um breve histórico sobre o direito ao voto e um levantamento sobre a presença das mulheres nas Câmaras Municipais, o Jornal das Dez, da Globo News, entrevistou o filósofo José Arthur Gianotti e a jurista Flávia Piovesan, que têm opinões bastante diversas sobre a participação das mulheres na política brasileira – Direito do voto feminino completa 80 anos (Jornal das Dez/Globo News – 24/02/2012)

“De acordo com a professora do Departamento de História da Universidade de Brasília, Tânia Swan, é preciso uma mudança de comportamento social em relação à mulher para reverter o quadro da baixa representatividade no campo político. “Enquanto a representação social do feminino não se modificar para além do doméstico e do materno, não haverá uma divisão de tarefas igualitária, tanto no político quanto no social.”” – Falta de educação política e discriminação dificultam participação feminina, alerta cientista (Agência Brasil – 24/02/2012)

“Na opinião do professor José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado em estudos populacionais e pesquisas sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), os partidos políticos brasileiros ainda funcionam como “um grande funil” que impede o aumento da participação política feminina. “É como um vestibular que vai selecionando. Nessa seleção, as mulheres ficam de fora. Quem decide a lista de candidatos são os homens”, ressaltou.” – Para especialista, partidos brasileiros ainda são entrave à participação feminina na política (Agência Brasil – 24/02/2012)

Reforma política – Para a coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), é preciso haver maior participação das mulheres na política. (…) Aumentar essa participação, na avaliação de Pietá, depende de algumas mudanças defendidas pela bancada feminina. Uma delas seria uma maior presença do Estado na educação dos filhos, por meio de creches para crianças pequenas. Para a deputada, essa medida facilitaria a inserção das mulheres no mercado de trabalho e na política. Outras medidas incluem um maior espaço das mulheres nos partidos e a reforma política, com a aprovação de uma lista fechada de candidatos, com paridade entre homens e mulheres.” – Deputadas comemoram 80 anos do voto feminino e pedem mais espaço na política (Agência Câmara – 24/02/2012)

““Ficou claro o medo da participação política das mulheres, de sua ingerência nos negócios públicos, que incluíam uma partilha de poder em todas as instâncias”, explica a professora do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) Tania N. Swain. “O voto, nesse caso, seria a porta aberta a todas as reivindicações, no entender dos constituintes.” Saiba mais sobre a história do voto feminino no BrasilVoto feminino resultou de longo processo de mobilização (Agência Câmara – 24/02/2012) “”

Veja também:

erika_kokay
‘É preciso marcar o direito da mulher de votar e avançarmos na discussão com a sociedade. Não teremos uma democracia real enquanto tivermos apenas 8,7% de mulheres na política’, afirmou a deputada Erika Kokay (PT-DF), uma das integrantes da comissão que foi criada para organizar os festejos do Dia da Mulher na Câmara
Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas