Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência: 1.150 bebês nascem de mães adolescentes por dia no Brasil

03 de fevereiro, 2022

(Estadão | 03/02/2022 | Por Bruna Ribeiro)

A partir de 1º de fevereiro, organizações da sociedade civil promovem uma campanha para a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. De acordo com a Plan International Brasil e o Instituto Planejamento Familiar, todos os dias, 1.150 bebês nascem de mães adolescentes no Brasil.

O Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) ainda informa que a cada mil brasileiras entre 15 e 19 anos, 53 se tornaram mães em 2020, enquanto a média mundial é de 41. A gravidez na adolescência também é uma das principais causas do casamento infantil e das uniões informais precoces, aponta a campanha.

Segundo as entidades organizadoras da campanha, o problema é crônico em nosso país e afeta principalmente meninas negras e pobres. “A maternidade precoce tem uma série de consequências com impactos profundos para o futuro das meninas: além dos riscos físicos, como hipertensão arterial gestacional, anemia e partos prematuros, elas tendem a abandonar os estudos, não se profissionalizam e ficam mais sujeitas à violência doméstica”, diz Cynthia Betti, diretora da Plan International Brasil.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas