Sensação de insegurança nos trajetos não é a mesma para todos os grupos sociais, revela novo vídeo da Agência Patrícia Galvão

03 de março, 2022

Série baseada na pesquisa Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade indica que 80% das mulheres negras temem ser vítimas de racismo no transporte  

(Agência Patrícia Galvão| 03/03/2022)

A maioria das mulheres (79%) tem receio de sofrer agressão física, assédio ou estupro em ao menos um tipo de meio de transporte. E as mulheres negras (80%) temem ser vítimas de racismo no transporte, sendo que 21% delas disseram já ter sofrido discriminação racial ao se locomover. Estes são alguns dados do novo vídeo produzido pela Agência Patrícia Galvão, baseado na pesquisa “Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade”, realizada pelo Instituto Patrícia Galvão em parceria com o Instituto Locomotiva, com apoio da Uber e apoio técnico e institucional da ONU Mulheres, em outubro de 2021.

De acordo com a pesquisa, a sensação de insegurança nos trajetos não é a mesma para todos os grupos sociais, já que apenas 37% das pessoas com deficiência, 37% das pessoas LGBTQIA+ e 35 % das pessoas de baixa renda se sentem seguras.

Acesse a íntegra da pesquisa e acompanhe a programação da Agência Patrícia Galvão. 

Assista também ao webinário:

(In)Segurança das mulheres nos deslocamentos urbanos, com a participação da arquiteta e urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e coordenadora do LabCidade, Paula Santoro. 

E aos vídeos:

Gênero e raça como fatores de vulnerabilidade nos espaços urbanos

Medidas de segurança adotadas pela maioria das brasileiras durante seus trajetos

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas