Webinário Gênero e raça nas eleições: as múltiplas faces da violência política contra mulheres – Dia 28/04, às 17h

26 de abril, 2022

Laura Astrolabio, advogada e articuladora política do Mulheres Negras Decidem e membro da comissão OAB Mulher RJ, participa do evento online que integra o projeto Violência de Gênero em Dados

A violência de gênero está presente na atuação das mulheres na política brasileira, já que  81% das parlamentares no Congresso e 75% das candidatas a prefeita em 2020 sofreram algum tipo de violência, segundo levantamento do O Globo. Já a ONU Mulheres aponta que 82 % das mulheres em espaços políticos foram vítimas de violência psicológica, 45% de ameaças e 20% sofreram assédio sexual. Este cenário de violações será analisado na próxima quinta-feira, 28 de abril, às 17h, no webinário Gênero e raça nas eleições: as múltiplas faces da violência política contra mulheres, com a participação da advogada e articuladora política Laura Astrolabio. A mediação do evento online será das diretoras do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo e Marisa Sanematsu. A transmissão do webinário será pelos canais da Agência Patrícia Galvão no YouTube e Facebook.

Conheça a convidada:

Laura Astrolabio, advogada, mestranda de políticas públicas em direitos humanos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), articuladora política do Mulheres Negras Decidem e membro da Comissão OAB Mulher RJ, da Ordem dos Advogados do Brasil, além de co-idealizadora e co-diretora do projeto A Tenda das Candidatas.

Série de webinários do boletim Violência de Gênero em Dados

O encontro online Gênero e raça nas eleições: as múltiplas faces da violência política é o terceiro de uma série de webinários para debater dados e analisar a conjuntura sobre temas relacionados às violências contra meninas e mulheres e aos direitos das brasileiras. O evento faz parte do projeto Violência de Gênero em Dados, que tem apoio do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo e que também inclui a divulgação de um boletim mensal com uma seleção de estatísticas e estudos realizados por órgãos governamentais, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil, sobre os diversos tipos e formas de violência de gênero  –  doméstica, sexual, online, obstétrica e feminicídio –, assim como suas intersecções com o racismo, o capacitismo e a LBTQIA+fobia, com curadoria da equipe do Instituto Patrícia Galvão.  Para receber o Boletim Violência de Gênero em Dados – mensalmente e gratuitamente por e-mail – basta clicar aqui.

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas