Apenas dois partidos e uma federação têm ações de combate à violência política contra mulher

15 de junho, 2022

(Valor Econômico| 14/06/2022 | Por Isadora Peron e Luísa Martins)

Levantamento do Ministério Público Eleitoral (MPE) apontou que apenas dois partidos e uma federação contemplam “de forma satisfatória”, em seus estatutos, mecanismos de combate à violência política contra a mulher. O tema tem sido tratado como prioridade em ano de eleição.

De acordo com o órgão, MDB, PDT e a federação formada pelo PSDB e Cidadania não foram notificados nesta terça-feira (14), porque seus estatutos passaram a contemplar cláusulas de prevenção e repressão à violência política de gênero “de forma satisfatória, ao menos no aspecto formal”.

Ao todo, o MP Eleitoral enviou ofício a presidentes de 30 partidos e duas federações cobrando a adequação dos estatutos. Os documentos foram assinados pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, e pela coordenadora do Grupo de Trabalho de Violência Política de Gênero, Raquel Branquinho.

Em fevereiro, o MP Eleitoral havia recomendado que as legendas adequassem suas normas e fixou prazo de 45 dias para que informassem as providências adotadas.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas