07/03/2012 – Chalita afirma ser contra aborto

07 de março, 2012

(Estadão.com) O tema ainda nem entrou em debate, mas o deputado federal e pré-candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita, já afirmou ser contrário à legalização do aborto no País. Chalita abordou o assunto voluntariamente, ontem, em discurso da aula magna da Faculdade de Direito do Instituto Presbiteriano Mackenzie, onde leciona, na capital paulista. Ele ainda disse reprovar a eutanásia.

“Se eu tenho consciência de que há uma vida, essa vida tem de ser protegida em qualquer momento da trajetória do ser humano”, disse, ao citar o direito constitucional à vida para uma plateia formada por cerca de mil jovens na faixa de 20 anos – alunos do curso de graduação em direito da universidade.

Mesmo com apoio do Partido Social Cristão (PSC) para disputar a eleição municipal e próximo à renovação carismática católica, Chalita tentou afastar a tônica religiosa de seu discurso.

“Como não é uma campanha para papa nem bispo, mas para prefeito, vou tentar usar mais argumentos jurídicos e filosóficos do que religiosos”, disse. “Acho que o sistema jurídico brasileiro não encontra amparo nessas discussões.” O peemedebista afirmou que o aborto não terá destaque na campanha para a Prefeitura, mas acredita que a pauta pode voltar a ser discutida. E prometeu reafirmar sua posição.

“Embora não seja temática de eleição municipal, o que me perguntarem eu tenho resposta, com verdade. Os candidatos não têm de esconder nada. Têm de ser verdadeiros com as crenças que eles têm”, pregou Chalita.

A legalização do aborto foi tema explorado no segundo turno da eleição presidencial de 2010. À época, Chalita foi convocado pelo PT para blindar Dilma Rousseff da onda de reações da Igreja Católica contra a candidata. Católicos e evangélicos associaram à petista uma plataforma favorável à descriminalização do aborto. A campanha do tucano José Serra foi acusada de explorar o tema para colocar Dilma em choque com religiosos.

Acesse em pdf: Chalita já afirma ser contra aborto (Estadão.com – 07/03/2012)

Leia também: Religiosos voltarão a circular panfletos antiaborto em SP (10/03/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas