13/03/2012 – Sarney elogia Dilma em sessão que comemora Dia da Mulher no Senado

13 de março, 2012

dilmarecebeberthalutz300_sergiolima_folhapress(Gabriela Guerreiro e Maria Clara Cabral, da Folha.com-DF) Ao lado da presidente Dilma Rousseff no plenário do Congresso, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), rasgou elogios à petista nesta terça-feira (13) na sessão que comemora o Dia Internacional da Mulher.

Ao exaltar sua “capacidade de trabalho”, “caráter de mulher” e “visão de futuro”, Sarney disse que Dilma poderia ter se tornado uma pessoa “amarga” depois de enfrentar o regime militar durante a ditadura, mas se transformou em uma “criatura extraordinária”.

Sarney mencionou a participação de Dilma na luta contra a ditadura militar ao fazer um breve histórico da vida da presidente –uma das homenageadas que recebe hoje o prêmio Bertha Lutz no plenário do Congresso. O prêmio é entregue a mulheres que se destacaram no país nos últimos anos.

“Ao ser a primeira mulher a ocupar a Presidência da República, é orgulho para todas as brasileiras que reconhecem, no seu governo, a sua grande liderança”, disse Sarney.

Apesar do presidente do Senado ser um dos principais aliados do governo no Senado, na semana passada parte da bancada do PMDB impôs a primeira derrota a Dilma no plenário da Casa ao rejeitar a indicação de Bernardo Figueiredo para a presidência da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Em seu discurso ao lado de Dilma, Sarney disse que a presidente é “referência de respeito e admiração”. “Ao confiar o seu destino em suas mãos, o Brasil tomou posição ousada. Sinalizou que é hora das mulheres participarem em pé de igualdade, afirmou Sarney.

O presidente do Senado fez menção especial à sua filha, Roseana Sarney, que foi a primeira mulher a ocupar o governo do Maranhão. “Acompanhei o que significou para o Maranhão a eleição da primeira governadora do Estado, que foi Roseana.”

MULHERES

Ao abrir a sessão solene, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), cobrou a aprovação de uma proposta, dentro da reforma política, que contemple mais mulheres no Parlamento. Segundo ele, entre os 513 deputados, apenas 45 são mulheres.

Para Maia, a aprovação da emenda constitucional que aumenta a licença maternidade para 180 dias também é fundamental.

Ao lado da presidente Dilma Rousseff, o petista falou que o Brasil já sabe reconhecer a capacidade feminina e citou ministras do governo, como Gleisi Hofmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Acesse em pdf: Sarney elogia Dilma em sessão que comemora Dia da Mulher no Senado (Folha.com – 13/03/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas