Votação popular no Kansas mantém direito ao aborto, em revés para republicanos

Marcha das Vadias 2015_Aborto_Direitos Sexuais e Reprodutivos_Rio de Janeiro RJ Foto_ Mídia Ninja

Foto: Mídia Ninja

03 de agosto, 2022 O Globo

Teste nacional sobre a questão, decisão por 59% a 41% dos votos barra legislação apresentada na Assembleia estadual que proibiria procedimento

(O Globo, The New York Times — Topeka, EUA) Os eleitores do Kansas votaram, na terça-feira, pela manutenção do direito ao aborto no estado, na primeira consulta popular sobre o assunto desde que a Suprema Corte dos Estados Unidos pôs fim à proteção constitucional ao procedimento, em junho deste ano. Com a decisão do tribunal máximo, passou a valer a legislação de cada um dos 50 estados americanos sobre a interrupção voluntária da gravidez.

Estado conservador do Meio Oeste dos Estados Unidos, o Kansas rejeitou, por 59% a 41% dos votos, uma lei que abriria o caminho para eliminar o direito ao aborto localmente. A legislação foi apresentada na Assembleia estadual, dominada pelos republicanos, e gerou intensas campanhas contra e a favor, com ambos os lados investindo milhões em propaganda e esforços de mobilização.

A votação é vista como um teste do direito ao aborto em todo os EUA, no momento em que os Legislativos estaduais dominados por republicanos buscam impor proibições ou restrições ao procedimento, após a decisão da Suprema Corte de derrubar a decisão conhecida como Roe vs. Wade, de 1973, que determinava que a Constituição do país protegia esse direito nacionalmente.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas