ARTIGO 19 lança segunda edição de sua revista com destaque para as eleições 2022 e a defesa da liberdade de expressão

13 de agosto, 2022

A ARTIGO 19, organização não-governamental que atua em defesa e pela promoção do direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo, acaba de lançar a segunda edição da publicação bianual Revista Artigo 19. Com o tema “Eleições 2022: Defendendo a Liberdade de Expressão”, a edição, publicada em três idiomas, traz discussões importantes sobre o sistema eleitoral brasileiro, suas tecnologias e os desafios que enfrenta a democracia brasileira.

Em evento realizado no dia 10/08, na HG Publicações, na Galeria Metrópole, centro de São Paulo, o lançamento da publicação contou com uma conversa com Preta Ferreira, multiartista, ativista e defensora dos direitos humanos, que falou sobre desinformação, desafios da liberdade de expressão e o papel da comunicação comunitária em territórios periféricos.

“É muito difícil falar de democracia e política sendo uma mulher preta num país racista e antidemocrático. Eu sou alvo, meu corpo é alvo, a minha existência me torna um alvo. A cada 23 minutos, meu povo é assassinado”, destacou Preta em sua fala de abertura. Em seguida, abordou o perigo da desinformação na periferia. “A fake news, na periferia, mata. Quem lotou o transporte público foram as pessoas pretas, porque a fake news contou que somente pessoas ricas pegavam COVID-19, e pessoas pretas tinham que trabalhar. Ela mata quando não dá a verdadeira informação, quando tira o direito da população à educação, à alimentação, à saúde mental”, afirmou.

A revista

Com o tema “Eleições 2022: Defendendo a Liberdade de Expressão”, a edição nº 2 da Revista Artigo 19 levanta os vários aspectos do processo eleitoral brasileiro, considerado crítico para as liberdades fundamentais, com destaque para os novos desafios, as tecnologias e o combate à desinformação.

“Nesta edição, nós estamos focando no quanto essa confusão sobre as informações pode ser uma estratégia de destruição da democracia, de corrosão dos ambientes públicos, de ataque às eleições”, diz Denise Dora, diretora executiva da ARTIGO 19. Segundo ela, a revista busca também apresentar o que é e o que não é a liberdade de expressão. “Para isso, nós trazemos dados, informações concretas e depoimentos de pessoas públicas do nosso país”, explica.

Além de Preta Ferreira, esta edição conta com entrevistas exclusivas com o jornalista Jamil Chade; Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal; e o diretor de advocacy da Derechos Digitales, Vladimir Garay.

Em sua narrativa, Jamil Chade, que cobre o Brasil na ONU e demais cooperações pelo mundo, descreve o impacto da situação, politicamente tensa no Brasil, nas eleições deste ano, considerando os riscos à reputação do país e da liberdade de imprensa. “A desinformação é estratégia de poder. Investir no jornalismo é o maior antídoto, a vacina contra a desinformação”, declara.

Já em relação às ameaças ao sistema eleitoral e à democracia, Edson Fachin destaca as iniciativas para resguardar e garantir a segurança de nosso sistema e das eleições brasileiras. “Teorias conspiratórias que anunciam fraudes sem respaldo em provas e a constância de ataques às instituições são pontos que chamam a atenção no contexto nacional”, afirma.

A entrevista com Vladimir Garay também tem como foco a análise de processos eleitorais seguros e o debate sobre lições aprendidas, tomando como cena o recente processo eleitoral chileno.

Por fim, Preta Ferreira falou sobre os desafios de ser uma liderança política e social no Brasil, destacando as estruturas de discriminação que impedem, sabotam e bloqueiam a expansão das liberdades de expressão e manifestações públicas de diversos grupos sociais.

A edição nº 2 da Revista Artigo 19 está disponível para leitura em: português (bit.ly/3pe5iKo); inglês (bit.ly/3zTblsC); e espanhol (bit.ly/3QhLUI9).

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas