‘Gaslighting’ médico: mulheres na menopausa têm seus sintomas ignorados

ARRASTÃO FEMINISTA

Grupo Arrastão Feminista faz passeata pelas ruas da Lapa, no Rio de Janeiro, em defesa dos direitos das mulheres e contra a violência (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

05 de setembro, 2022

(Silvia Ruiz/Uol) “Meu médico disse que minha confusão mental era coisa da idade, que eu deveria ir me acostumando com ela porque só ia piorar.”

“Ouvi do ginecologista que reposição hormonal causava câncer e que ele não iria prescrever de jeito nenhum para aliviar meus calores.

“Na consulta, ele mal me ouviu e já disse que minha falta de sono era por ansiedade e prescreveu um ansiolítico, sem sequer pedir um exame hormonal.”

Eu já perdi as contas da quantidade de depoimentos como esses recebo em mensagens no Instagram (@silviaruiz_ageless). São mulheres com mais de 45 anos que começam a sentir sintomas clássicos do climatério e, ao procurar ajuda com especialistas, têm sintomas ignorados, desprezados ou descreditados. Esse tipo de atitude de alguns profissionais de saúde, como “é coisa da sua cabeça”, ganhou até um nome recentemente: ‘gaslighting’ médico. É uma evolução do termo gaslighting, que é inspirado no filme À Meia-luz, ou Gaslight (1944), que contava a história de um homem que fez de tudo para convencer a esposa que ela estava perdendo a razão.

O ‘gaslighting’ médico é especialmente cruel com as mulheres na perimenopausa, que em geral estão confusas, incomodadas com sintomas diversos que parecem surgir do nada. E, para piorar, por ser um tema tabu do envelhecimento, até pouco tempo era pouco falado e pouco conhecido. Por isso, a melhor coisa neste momento, é estar preparada para não ser mais uma vitima desse mau atendimento médico.
Se você estiver desconfiada que está na perimenopausa ou passar por algum dos sintomas abaixo, procure ajuda de um especialista, em geral endocrinologista ou ginecologista, preferencialmente com experiência ou especialização no atendimento a mulheres no climatério.

Acesse a matéria completa no site de origem.

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas