Desde 2020, pessoas negras são as principais vítimas de violência política

mulheres negras agencia Brasil

Foto: Mídia Ninja

25 de outubro, 2022 Terra Por Fernanda Rosário

Levantamento produzido pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global revela que um episódio de ataque político e eleitoral é registrado a cada 26 horas em 2022

Andréia de Jesus, Benny Briolly, Erika Hilton, Jhonatas Monteiro, Marielle Franco, Matheus Gomes, Renato Freitas: esses são apenas alguns nomes de parlamentares negros que ao longo dos últimos anos sofreram algum tipo de violência política no país. De acordo com a segunda edição do levantamento “Violência política e eleitoral no Brasil” lançado na última semana (10), pessoas negras são vítimas de 50% dos episódios de violência política, sendo 203 casos registrados no período de 2 de setembro de 2020 a 31 de julho deste ano.

No mesmo período, brancos representam 45% dos casos, com 181 episódios, enquanto amarelos e indígenas são 1,2%, com 5 episódios no total. Em 3,2% dos episódios de violência ocorridos no período analisado (13 casos), não foi possível identificar cor e raça.

“Parlamentares negros, mulheres, LGBTQIA+ e defensores dos direitos humanos são as vítimas que mais sofrem com a violência política e eleitoral de forma reincidente”, destaca a publicação.

Produzido pelas organizações de direitos humanos Terra de Direitos e Justiça Global, o estudo também revela que o perfil das maiores vítimas permanece sendo os homens cisgênero que, além de serem maioria em representação nos espaços de poder, são vítimas em 58% dos casos de violência política.

As mulheres, que representaram 16% das pessoas eleitas em 2020, são vítimas em 37% dos casos registrados de setembro de 2020 a julho deste ano. Mulheres negras são vítimas em 23% dos casos e mulheres trans e travestis foram alvo de 5% dos episódios de violência.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas