Ambulatório para vítimas de violência doméstica em São Paulo

violencia domestica

Foto: Mídia Ninja

28 de outubro, 2022 Outras Palavras Por Alessandra Monterastelli

A estrutura foi criada pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, diante do aumento da violência doméstica durante a pandemia de covid-19 – atingindo quase 620 mil mulheres em 2021, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O Instituto Um Novo Olhar, que oferece tratamentos gratuitos a mulheres vítimas da violência, é parceiro do HC no projeto. Segundo Carla Góes, fundadora da organização, consultorias jurídicas, apoios sociais e psicológicos e tratamentos estéticos para reduzir as cicatrizes já vinham sendo oferecidos, mas faltava a assistência psiquiátrica.

Senado aprova repasse para Santas Casas 

Os parlamentares aprovaram um projeto de lei complementar que pretende repassar uma verba de R$ 2 bilhões às Santas Casas, instituições filantrópicas que são importantes aliadas no atendimento de pacientes pelo SUS. O financiamento virá de saldos remanescentes de repasses da União nos fundos de saúde e de assistência social de estados, Distrito Federal e municípios, segundo informa a Agência Brasil.  Nos últimos meses, as Santas Casas e outros hospitais filantrópicos parceiros do SUS vêm sofrendo com crises financeiras, resultado, entre outros motivos, da falta de uma reavaliação da tabela SUS para aperfeiçoar os repasses do Estado feitos a essas instituições.

Uma análise de sedimentos do Lago Hazen, o maior do ártico, identificou a presença de vírus e bactérias abaixo do pergelissolo (camada abaixo do solo permanentemente congelada), que podem se “desprender” com o derretimento das geleiras e gerar infecções inéditas na vida selvagem – dando início a novas zoonoses. O estudo foi elaborado por pesquisadores da Universidade de Ottawa, no Canadá. Um sinal do perigo desse tipo de contágio já ocorreu: em 2016, houve um pequeno surto de anthrax (doença causada pela bactéria Bacillus anthracis) na Sibéria, que matou uma criança e infectou sete pessoas. Cientistas relacionam o acontecimento com uma onda de calor na região que causou o derretimento do pergelissolo.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas