O caso de estupro de menina de 11 anos que mudou lei na França

USP Imagens – George Campos – Mulheres contra estupro

Foto: George Campos/USP Imagens

08 de novembro, 2022 BBC News Brasil Por Redação

Um homem de 33 anos foi condenado na última sexta-feira, 4 de novembro, por estuprar uma menina de 11 anos em um caso que ocorreu em 2017.

O episódio, chamado de ‘Caso Sarah’ pela imprensa francesa (embora a vítima não tenha sido identificada), levou à criação de nova lei sobre a idade mínima para o consentimento sexual na França.

O acusado, que não foi identificado, admitiu ter feito sexo com a vítima, uma menina que cursava a 6ª série do ensino fundamental, em 2017, depois de conhecê-la em um local próximo à escola onde ela estudava, na cidade Val-d’Oise.

De acordo com o jornal francês Le Monde, o episódio aconteceu em 24 de abril. Sarah concordou em seguir o homem, que na época tinha 28 anos, após ele abordá-la em uma praça.

O jornal descreve que ele a levou para o seu prédio e eles tiveram duas relações sexuais, uma na escada e outra em um apartamento. “O homem não usou violência, e ‘Sarah’ não ofereceu resistência”, diz a publicação.

Depois, o homem pediu para que ela não contasse a ninguém, mas Sarah ligou imediatamente para a mãe e disse que havia sido estuprada.

Na época do julgamento, que ocorreu em 2018, a acusação de estupro foi reduzida a agressão sexual, o que fez com que uma onda de protestos surgisse, de acordo com a agência de notícias AFP.

Até então, a lei francesa exigia que um acusador com menos de 15 anos mostrasse que houve “violência, constrangimento ou ameaça”.

Agora, a lei, divulgada pelo governo após este caso e promulgada em abril de 2021, considera que sexo com qualquer pessoa com menos de 15 anos como automaticamente não consensual e, portanto, estupro.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas