Plantão da Mulher e apoio a vítimas de violência: a experiência da Suécia, por Elaine Sanches e Juliana Monti Paz

14 de novembro, 2022 Rede Brasil Atual Por Elaine Sanches e Juliana Monti Paz

Experiência do Plantão da Mulher de Hulstfred e Vimmerby, Suécia, é relatada por especialistas que acompanham de perto a ação de combate à violência

O objetivo deste artigo é apresentar como funciona o Plantão da Mulher, rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica na Suécia desde a disseminação das informações, a legislação e os primeiros contatos até o processo de recuperação dessas mulheres. Apresentamos este tema em nota técnica da 23ª Carta do Observatório de Conjuntura da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Conjuscs), disponível aqui.

A violência doméstica afeta mulheres de todas as classes sociais, rendas e escolaridade. A falta de informações sobre o que é e quais são os tipos de violência doméstica e onde buscar ajuda faz com que muitas mulheres continuem em situação de risco ou, infelizmente, percam suas vidas.

A Suécia tem instituições chamadas Kvinnojouren, que em tradução livre significa Plantão da Mulher. Essas entidades estão presentes em quase todas as comunidades do país e buscam informar, apoiar e orientar as mulheres vítimas de violência doméstica, que pode ser física, psicológica, econômica, sexual ou patrimonial.

O processo de sair de uma situação de violência doméstica pode ser bastante demorado e complexo e costuma ser física- e psicologicamente exaustivos e, até mesmo, excruciantes, afetando, na maioria das vezes, pessoas próximas à vítima, como filhos por exemplo.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas