Na ONU, governos pedem garantias a aborto legal no Brasil

aborto-legal-agencia-brasil

Ativistas fazem ato em defesa da descriminalização do aborto Participantes do Festival Pela Vida das Mulheres caminham do Museu Nacional da República até o Supremo Tribunal Federal (STF)/Brasília DF. Foto: Agência Brasil

16 de novembro, 2022 Uol Por Jamil Chade

Governos estrangeiros usaram a sabatina do Brasil na ONU, nesta segunda-feira, para pressionar Brasília a garantir acesso ao aborto legal, e até mesmo a adotar uma postura de descriminalização do ato.

Pelo sistema da sabatina da ONU – oficialmente chamada de Revisão Periódica Universal – governos de todo o mundo são convidados a fazer perguntas e apresentar recomendações ao país examinado. No caso brasileiro, a reunião que contou que mais de duas dezenas de representantes de Brasília demonstrou a insatisfação entre os vários governos estrangeiros e a administração de Bolsonaro.

Um dos principais destaques acabou sendo o tema do atendimento a mulheres e meninas. Os governos de Austrália, França e Nova Zelândia pediram a garantia de acesso à saúde sexual e reprodutiva sem barreiras judiciais, além de acesso ao aborto legal.

O mesmo tema foi citado pelos governos do México e da Argentina, enquanto a Noruega pediu a descriminalização do aborto e o acesso ao aborto seguro. A Islândia pediu a legalização do aborto, enquanto o tema também foi citado pela Suíça. Índia e Panamá também citaram o acesso à saúde sexual e reprodutiva.

Mas, numa intervenção durante o encontro, o Ministério da Saúde reconfirmou que o governo é “contra o aborto” e garantiu que o protocolo usado para ter acesso a tais serviços é adequado.

A versão é contestada por movimentos da sociedade civil, que apontam que o novo modelo dificulta o acesso de mulheres ao aborto legalmente previsto pela Constituição.

O tema também pautou o discurso de Cristiane Britto, ministra de Família, Mulher e Direitos Humanos. Ela garantiu que existe no governo um “compromisso inabalável com os direitos humanos”. Mas destacou que sua posição contra o aborto é “inegociável”.

Acesse a matéria completa no site de origem.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas